COMUNICAÇÃO

DPE/BA lança o filme “Onde é que a gente estava? UMA: A chegada da esperança” sobre a unidade móvel

06/02/2023 10:44 | Por Thaís Faria - DRT/BA - 6618

Histórias das itinerâncias da Unidade Móvel de Atendimento (UMA) na capital e no interior são contadas pelo povo baiano e defensoras(es) em documentário inédito

Onde a nossa Unidade Móvel de Atendimento UMA) chega cresce a esperança e se instala a cidadania. Para deixar registrada a importância do nosso trabalho onde não há atuação contínua de defensores ou defensoras, a assessoria de comunicação da Defensoria produziu o documentário “Onde é que a gente estava? UMA: A chegada da esperança”, que será lançado em uma sessão especial no dia 9 de fevereiro, às 19h, na Saladearte Cinema do Museu, em Salvador, com entrada gratuita.

São contadas histórias do povo baiano, depoimentos de atuação das defensoras e defensores, com vários registros da ocupação verde pelo interior do estado com as itinerâncias da Unidade Móvel de Atendimento, a nossa UMA. Com direção de Alexandre Lyrio e Dedeco Macedo, o filme revela e reforça o quanto é necessária a atuação da Defensoria por toda a Bahia. Alexandre Lyrio conta que foi uma produção feita na cara e na coragem, com poucos recursos, uma câmera na mão e uma ideia na cabeça.

“A UMA é diferente! Vi de perto o quanto a chegada do caminhão da Defensoria em uma cidade sem defensores ou defensoras representa não só esperança, mas cidadania. Pensamos então que teríamos um bom material para produzir um filme. O segredo foi optar por um roteiro simples e que privilegia as histórias humanas. Elas falam por si”, afirma Lyrio, que também é coordenador de comunicação da DPE/BA. A possibilidade de ter registrado esse trabalho e as transformações que ele traz para as pessoas foi muito gratificante”, concluiu. 

Já Dedeco Macedo diz que é importante lembrar da função social da Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria, que leva acesso à justiça para os lugares mais longínquos. Para Dedeco, registrar essas histórias é vibrar com a realização pessoal do povo baiano. “A UMA é gigante e é essa grandeza que faz a necessidade de ser registrada e contada para todas as pessoas. São milhares de histórias, de batalhas pessoais de baianos e baianas por todo o estado. A UMA traz dignidade para todo(a) cidadão(ã), de poder exercer seus direitos, que muitas vezes são negados, apenas por serem periféricos(as), por serem minorias, por serem pobres”, realça o diretor. 

Então, não perca o lançamento do documentário “Onde é que a gente estava? UMA: A chegada da esperança” e venha curtir a sessão especial que acontecerá na Saladearte Cinema do Museu, às 19h! A exibição terá início pontualmente às 19h30 e haverá um debate após o filme.

Serviço

O que: Exibição do documentário “Onde é que a gente estava? UMA: A chegada da esperança”

Quando: 9 de fevereiro de 2023, quinta-feira

Horário: 19h

Exibição pontualmente às 19h30.

Onde: Saladearte Cinema do Museu – Av. Sete de Setembro, 2195 – Corredor da Vitória, Salvador

Quanto: Entrada gratuita