COMUNICAÇÃO

Disque 129 – Defensoria Pública amplia e moderniza Central de Relacionamento com o Cidadão

01/02/2017 14:41 | Por Luana Rios DRT/BA 4867 (texto e foto)
Proposta é implantar todos os agendamentos para serviços da instituição por meio do telefone

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA ampliou e modernizou o serviço de Call Center, disponibilizado pela Central de Relacionamento com o Cidadão – CRC (Disque 129), a fim de melhorar o atendimento ao cidadão. A proposta é implantar por meio do telefone todos os agendamentos para serviços da instituição, extinguindo a necessidade de o usuário ir até uma das unidades da DPE para marcar esse primeiro atendimento. De acordo com a coordenadora executiva da Capital, Gianna Gerbasi, a expectativa é de que em março o serviço de agendamento por telefone esteja completamente implantado.

Essa é uma ação que atende a uma das 20 iniciativas prioritárias definidas no Planejamento Estratégico da instituição para os próximos 10 anos, que é melhorar o atendimento ao cidadão. "Ampliamos o Call Center e queremos dobrar o número de atendimentos para que possamos fazer os agendamentos através dele e o cidadão não precise mais ficar em fila, principalmente na Casa de Acesso, onde tem o maior número de pessoas que procuram", explicou a defensora pública. A Defensoria Pública aguarda a finalização do concurso dos estagiários para iniciar os agendamentos por meio do Disque 129.

A ampliação também trouxe um aumento na equipe de atendimento, que passou de 10 para 20 estagiários de nível superior em Direito – que vêm sendo capacitados por meio de cursos. O primeiro aconteceu no dia 27 de janeiro na sede administrativa da DPE/BA, em Salvador. O novo sistema também garante o controle de cada ligação, momentos de pausa e visualizar quem está conectado, o que, para a coordenadora da Central de Relacionamento com o Cidadão, servidora Nathália Saraiva, deve conferir mais eficiência ao trabalho, maior controle da produtividade e qualidade do setor.

CRC – Disque 129

Implantada em 2009, a Central de Relacionamento com o Cidadão é o canal direto de comunicação entre o cidadão e a Defensoria Pública da Bahia. Por meio do serviço, é possível obter orientações acerca dos dias, horários, locais e documentos necessários para determinado atendimento, além de informações sobre processos judiciais já em andamento. O serviço está disponível ao cidadão de segunda à sexta-feira, das 8hs às 17hs. A ligação é gratuita e deve ser feita de telefone fixo.