COMUNICAÇÃO

Direito à saúde: agilidade da Defensoria garante transferência de paciente em estado grave para a UTI em Santo Antônio de Jesus

18/05/2022 12:13 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Com traumatismo crânio encefálico após ter caído em uma piscina, o autônomo Rosemar Rocha precisava, com urgência, ser regulado para uma Unidade de Terapia Intensiva

Quando o caso é de saúde, cada segundo que passa é decisivo para a vida do paciente. Foi correndo contra o tempo, diante de um caso de traumatismo crânio encefálico grave e de um risco iminente de morte, que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, através da sua regional em Santo Antônio de Jesus, garantiu o direito à vida e à saúde do autônomo Rosemar Queiroz Rocha e solucionou o caso em menos de 12 horas.

Em coma, no nível mais crítico segundo laudo médico, depois de cair na piscina e bater a cabeça, o autônomo, de 34 anos, foi internado no dia 12 de abril no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus – HRSAJ, passou por cirurgia e, após uma aparente estabilidade, foi transferido para a enfermaria, mas necessitava, com a máxima urgência, de internação em Unidade de Terapia Intensiva – UTI.

Apreensivos diante da gravidade do caso e sem saber mais o que fazer para conseguir a vaga na regulação para a UTI, os familiares de Mazinho, como ele é chamado, correram para a sede da 6ª Regional da Defensoria, em Santo Antônio de Jesus, com o relatório médico que apontava a necessidade de monitorização em Unidade de Terapia Intensiva.

“Nossa esperança era a Defensoria. Corremos em tantos outros lugares atrás desta vaga que já chegamos lá no final da tarde, quase no final do expediente. Nem podíamos imaginar que o caso seria solucionado durante a madrugada e, para nossa surpresa, ao chegar para a visita da manhã, fomos informados que ele já tinha sido transferido para a UTI. Foi tudo muito rápido e ágil: a Defensoria conseguiu, em poucas horas, resolver o nosso sofrimento que já durava algumas semanas”, contou a prima do assistido, a auxiliar administrativa Vanessa Silva Barbosa, 27 anos, que fez questão de voltar à sede para agradecer.

O responsável pela resolução do caso foi o defensor público Matheus Augusto de Almeida Cardozo, que atua na unidade da Instituição em Santo Antônio de Jesus e ajuizou uma Ação de Obrigação de Fazer com pedido de tutela de urgência em caráter liminar contra o município e o Estado da Bahia, devido à demora em realizarem a regulação do assistido. Após a atuação, inclusive presencial do defensor, a liminar foi deferida ainda durante a madrugada e, para alívio da família, a decisão de transferir foi cumprida no amanhecer da última quarta-feira, 11 de maio.

“No dia seguinte, os familiares vieram, pessoalmente, informar que o paciente foi internado e passa bem. Esse é um daqueles momentos em que você percebe que, mesmo diante de todas as dificuldades que encontramos no caminho, não há nada mais nobre e gratificante do que ser defensor público. Essa função permite trazer alento para a vida das pessoas, e isso não pode ser mensurado em palavras”, contou o defensor Matheus Cardozo, ao ouvir que o autônomo já consegue interagir com a família e, durante as visitas, responde mexendo os olhos e as pernas.