COMUNICAÇÃO

Desmame é tema da 8ª edição do Mamaço Virtual da Defensoria

09/11/2021 16:17 | Por Júlio Reis DRT/BA 3352

Evento acolherá dúvidas e questões das mulheres no dia 11 de novembro, às 10h, por meio de plataforma de reuniões virtual

O debate em torno das questões sociais, biológicas e psicológicas envolvidas no desmame de crianças será o tema da 8ª edição do Mamaço da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Momento também de troca, escuta e afeto entre as mulheres, o Mamaço tem inscrições gratuitas e é realizado por meio da plataforma de reuniões virtuais do Google Meet.

Pautando o desmame, a 8ª edição do Mamaço ocorre no dia 11 de novembro, uma quinta-feira, às 10h. As debatedoras convidadas são Aline França, doula pós-parto e consultora em amamentação; e Renata Luana da Silva, obstetriz e consultora de sono e amamentação. A mediação ficará por conta da defensora pública e uma das coordenadoras da Especializada de Direitos Humanos, Lívia Almeida.

As questões envolvidas no desmame vão desde aspectos vinculados à escolhas íntimas da relação mãe-bebê, até questões coletivas como a rede de maternagem da criança, o acesso da mãe à informação qualificada para sustentar escolhas quanto ao momento do desmame, passando ainda pela implementação de políticas públicas efetivas de promoção da amamentação.

Umas das idealizadoras do Mamaço, a defensora pública Luanna Lira Ramalho explica que a iniciativa está completando um ano e o tema do desmame era sempre apontando de forma tangencial, embora não tivesse encontrado ainda um espaço para aprofundamento.

“Está edição se propõe a trazer uma reflexão sobre o momento do desmame, ouvir mães que já passaram por esse processo, ouvir as profissionais que apoiam as mães nesse processo, seja na promoção do desmame natural seja nas ferramentas disponíveis para o desmame guiado/gradual. Como sempre, a ideia é acolher as dúvidas e questionamentos das mulheres presentes na roda”, pontuou Luanna Ramalho.

Serviço

O quê: 8ª Edição Mamaço Virtual da Defensoria Pública da Bahia: Desmame

Quando: 11 de novembro, quinta-feira, às 10h da manhã.

Onde: evento on-line pela plataforma Google Meet – Inscrições gratuitas pelo WhatsApp (73) 9 9824-8923