COMUNICAÇÃO

Defensoria se reune com o governador do estado e apresenta relatório sobre atuação itinerante da instituição

11/10/2023 19:10 | Por
Divulgação / Secom

O encontro ainda falou sobre segurança pública e outras pautas relevantes para a sociedade. Interioriza Defensoria e Liberdade na Estrada foram destaque

A Defensoria Pública  da Bahia (DPE/BA) reuniu-se com o governador Jerônimo Rodrigues, além de parte do Secretariado Executivo do Estado, nesta quarta-feira (11). O encontro aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), no Centro Administrativo da Bahia. 

A reunião tratou sobre segurança pública e outras pautas cruciais para fortalecimento mútuo das instituições. Na oportunidade, a defensora-geral, Firmiane Venâncio falou do relatório sobre as ações ‘Interioriza Defensoria’ e ‘Liberdade na Estrada’, apresentando números importantes sobre os projetos. Jerônimo Rodrigues teve a oportunidade de conhecer o quanto estes dois projetos tiveram alcances consideráveis quando o assunto é levar acesso à justiça aos mais vulneráveis. 

“Foi um momento importante para mostrar alguns projetos da Defensoria que têm tido muito sucesso no interior do estado, principalmente com comunidades hipervulnerabilizadas”, destacou Firmiane Venâncio.

Para se ter uma ideia, o Interioriza Defensoria, que leva o serviço da instituição a povoados desassistidos e distantes dos grandes centros, atendeu 2.768 pessoas em três edições, levando nossos serviços a 41 cidades, povoados e distritos em todo estado. Já o Liberdade na Estrada, que  percorre as unidades prisionais da Bahia para atender os presos provisórios, atendeu 1.964 custodiados, somente em 2023.

A DPG também destacou a atuação da Defensoria Pública na área de direitos humanos, que traz pontos críticos para resolução de problemas na área de segurança, além de soluções e diálogos apontadas pela Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, como as 13 Medidas para Redução da Letalidade Policial no estado. 

Além de Jerônimo, participaram do encontro o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner; o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas; a secretária da Seades Fábya Reis; e a secretária da Sepromi Ângela Guimarães. Acompanharam a defensora-geral na reunião: a subdefensora-geral Soraia Ramos; a coordenadora do Núcleo de Atuação Estratégica,  Mônica Aragão;  e a defensora pública Eveline Portela.