COMUNICAÇÃO

Defensoria recomenda divulgação estratégica para vacinação de lactantes contra Covid-19

08/06/2021 16:02 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Secretarias de Saúde de Salvador e do Estado já encaminharam as recomendações para redes de atendimento

Preocupada com a dificuldade que boa parte da população em situação de vulnerabilidade tem no acesso à informação, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA recomendou à Prefeitura de Salvador e ao Governo baiano o aumento na divulgação de que lactantes já podem se vacinar contra a covid-19.

A solicitação da DPE/BA pede o reforço da propagação da inclusão das lactantes no público apto a ser vacinado também no interior das maternidades, por meio de cartazes e ainda por intermédio da própria equipe de frente durante os atendimentos. Outros profissionais citados que poderiam também ajudar nessa disseminação da informação são aqueles que atuam nas Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.

Segundo a coordenadora da Especializada de Direitos Humanos da DPE/BA, Lívia Almeida, grande parte do público assistido pela Defensoria não tem acesso regular aos meios de comunicação disponíveis como redes sociais, por onde a divulgação destas informações têm sido veiculadas.

“Em conversas com representantes do movimento de lactantes, pensando numa forma de democratizar ainda mais a vacinação, enviamos essa solicitação. Nossas assistidas, por vezes, acabam não recebendo esse conteúdo e acabam não se vacinando. Então nosso pedido é que a Prefeitura e o Estado intensifiquem esse processo de divulgação nas maternidades e Unidades de Saúde. É também uma forma de incentivar a amamentação”, afirma Lívia Almeida.

No ofício, destaca-se que vem sendo feita uma excelente divulgação sobre a vacinação nas redes sociais e sites oficiais. Entretanto, a recomendação solicita uma atenção maior ao público mais vulnerável, que em muitos casos não tem acesso a esses meios de comunicação, com o reforço nas maternidades e unidades de saúde.

Em resposta ao pedido da Defensoria, tanto as Secretarias de Saúde de Salvador e do Estado responderam que encaminharam as recomendações para suas respectivas redes de atendimento.