COMUNICAÇÃO

Defensoria realiza palestra sobre a Lei Maria da Penha em terreiro da Liberdade

06/04/2010 16:19 | Por

Com o objetivo de divulgar e fortalecer a Lei Maria da Penha, a Defensoria Pública do Estado participou, no último dia 26, de uma palestra no Terreiro Ilê Axé Ewa Omen Niré, na Liberdade. A iniciativa integrou um ciclo de atividades, palestras e serviços oferecidos pelo terreiro à comunidade local.

A palestra foi proferida pela defensora pública Cristina Ulm, que atua na Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Cerca de 60 pessoas acompanharam a palestra, que abordou diversos aspectos da Lei, como os diferentes tipos de agressão, como xingamentos, ofensas morais, e a violência física. "Foi muito importante a participação neste evento, pois para fortalecer a Lei, é preciso que todos tenham conhecimento dela, principalmente as mulheres", avalia a defensora. O evento também contou com a participação da defensora Gisele Aguiar.

A iniciativa de divulgar a Lei 11.340/2006 (Maria da Penha) e a atuação da Defensoria na proteção aos direitos da mulher partiu da mãe de santo Diana de Souza. A ialorixá recorreu à Defensoria em junho do ano passado para obter apoio contra as agressões que sofria do então marido. "Sofri agressões físicas e verbais por muito tempo e estava desesperada com a situação. O atendimento que recebi na Defensoria foi muito importante e a decisão judicial significou uma glória na minha vida", desabafa a assistida.

Após o atendimento da Defensoria, Diana de Souza obteve ordem judicial que garante o afastamento do agressor, impõe uma distância mínima e proíbe o contato do agressor com a vítima e seus familiares, sob risco de prisão. A decisão, publicada em novembro, permitiu que a ialorixá retornasse à sua casa e a incentivou a divulgar a Lei na comunidade.

"Não tive vergonha e fiz questão de levar este conhecimento para toda a comunidade. Muitas mulheres sofrem sem saber que estão sendo agredidas e que podem denunciar. A palestra dá coragem às mulheres, e já repercutiu, pois uma mulher denunciou o marido após agressão sofrida neste fim de semana", ressalta a mãe de santo Diana de Souza.