COMUNICAÇÃO

Defensoria realiza o XIV Exame para estágio de nível superior em Direito

16/07/2023 17:02 | Por Emily Nery

As vagas são destinadas para as cidades de Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Conceição do Coité, Lauro de Freitas e Santo Antônio de Jesus

“Eu escolhi a Defensoria porque eu tenho essa vontade muito grande de ajudar na garantia dos direitos, principalmente os Direitos Fundamentais. E a Defensoria é a principal representante, é por isso que hoje estou aqui tentando”, revela Luan dos Santos Silva, candidato à seleção de estágio em Direito na Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA). Luan é um dos muitos estudantes que buscam a aprovação no XIV Exame para estágio de nível superior em Direito realizado neste domingo, 16, nas cidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. 

As 40 vagas disponibilizadas no processo seletivo e a formação de cadastro reserva oportunizam aos estudantes a vivência e formação dentro das atuações da instituição. Para o coordenador de estágio da DPE, Gabriel Tavares, o estagiário tem um papel fundamental nas ações da Defensoria Pública em apoio aos defensores(as) públicos(as). “Acredito que a Defensoria vai ser um instrumento fundamental na ampliação de conhecimento de forma prática. A Defensoria Pública não oferece somente a parte teórica, mas ela também oportuniza aos estagiários conhecer temas diversos que muitas vezes não são apresentados dentro das universidades”, afirma o servidor.

A estudante do 7º semestre em Direito, Daiana Pinheiro, conta que possui afinidade pelo Direito de Família, o que lhe fez enxergar este processo seletivo como uma oportunidade de adquirir ainda mais conhecimento. “A Defensoria tem diversas áreas, como a Fazenda Pública, por exemplo. Vim focada nisso”, declara a candidata,  ao aguardar a abertura dos portões no Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, no Canela, em Salvador.

Representantes da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEP), defensores(as) públicos(as), servidores(as) e fiscais da banca acompanharam a etapa de aplicação das provas. A diretora da ESDEP, Diana Furtado, revelou otimismo com a realização do processo seletivo aplicado em sete polos. “Nossa expectativa é selecionar candidatos que entendam a Defensoria Pública sob a perspectiva de garantia de acesso à justiça e de proteção de minorias”, afirma a defensora.

Os(as) candidatos(as) do exame de seleção poderão conferir o resultado final no dia 04 de Agosto, divulgado no endereço eletrônico. Os(as) estudantes aprovados serão convocados para contratação mediante Edital de Convocação e deverão comparecer à Defensoria Pública em data, local e horário definidos no Edital