COMUNICAÇÃO

Defensoria realiza mutirão em Vitória da Conquista

09/10/2008 15:07 | Por

Com o intuito de melhorar os serviços jurídicos prestado à população de Vitória da Conquista, a sede da 2ª Defensoria Pública do Estado realizou um mutirão de atendimento para diminuir a demanda local por agendamentos, identificada no mês de outubro.

A rotina da Defensoria prioriza a assistência a pessoas com mais de 60 anos, gestantes, portadores de necessidades especiais e moradores da zona rural, que diariamente comparecem à sede para receber orientações. Com a grande procura pelos serviços, a instituição passou a fornecer senhas para atendimento com data e hora marcados, buscando garantir assistência a essas pessoas. Apesar do procedimento, a instituição constatou uma elevação na demanda no mês de outubro.

Diante dos fatos, a Defensoria realizou um mutirão no dia 26 de setembro, antecipando todos os atendimentos agendados, com objetivo de evitar a prorrogação da agenda até o próximo ano. A iniciativa partiu dos defensores públicos, Robson Vieira, Paula Pereira, Marta Almeida e Valdemir Pina, que atuam na área cível. A aceleração das atividades possibilitou o atendimento antecipado a cerca de 40 pessoas, que demonstraram surpresa com a decisão tomada pela instituição, por tratar-se de uma entidade pública.

Os defensores que participaram da ação disseram que o mutirão permitiu mensurar a importância do atendimento da Defensoria para a população. "Foi gratificante ver o sorriso de satisfação que as pessoas demonstravam ao serem atendidas, por mais dura que fosse a realidade delas", disse um defensor. A impressão foi confirmada pelos assistidos, que prestaram agradecimento aos defensores e também registram elogios à instituição através da caixa de sugestões disponibilizada no local.