COMUNICAÇÃO

Defensoria realiza atendimentos na Central de Abastecimento de Alagoinhas

04/09/2023 12:13 | Por Thaís Faria - DRT/BA - 6618

A Unidade Móvel estacionou na feira municipal, na última sexta-feira (1), para celebrar a semana dos(as) feirantes e aproximar os serviços da instituição da população

Para chegar mais perto da população, saímos da nossa sede e estacionamos a nossa Unidade Móvel de Atendimento na feira de Alagoinhas. A iniciativa promoveu acesso à justiça das pessoas da zona rural do município, grande maioria das(os) trabalhadoras(es) da feira. 

“A nossa ideia foi facilitar o acesso das pessoas da zona rural que não conseguem ir até a nossa sede para resolver questões jurídicas ou obter orientações”, afirma o coordenador da 15ª regional, Danilo Rodrigues. Além da aproximação com o público, a inserção na feira também comemora a Semana do Feirante, dando visibilidade e valorizando estes(as) profissionais. 

Foram 55 atendimentos com destaque para a área de família com os exames de DNA gratuitos, reflexo ainda da nossa campanha de agosto Ação Cidadã Sou Pai Responsável. Também tivemos demandas de divórcio, pensão alimentícia e regulamentação de guarda e visitas. Bruna Ramos, empreendedora, afirma que já havia algum tempo que sua filha de 8 anos pedia para ter o nome do pai registrado. “Eu fiquei sabendo que teria os exames aqui hoje e não perdi a chance. É muito importante trazer esses serviços para a população que não pode pagar. Agora a minha menina vai conseguir ter o nome do pai nos documentos dela. Eu estou muito feliz!”, afirma Bruna.

Também houveram retificações de nome e gênero, como foi o caso de Hunna Mariah, professora de dança, que celebrou o atendimento e a celeridade em alinhar os seus documentos com a sua existência no mundo. “Fui super bem atendida e isso conta muito para nós que sempre temos os nossos direitos negados. Agora eu sou reconhecida por quem eu sou: Hunna Mariah!”, enfatiza  a professora. 

Esta edição da UMA em Alagoinhas aconteceu em parceria com a Câmara de Vereadores, em especial a Procuradoria Especial da Mulher, composta pelas vereadoras Luma, Jaldice, Jucy e Raimunda Florêncio. Com esta itinerância, chegamos a sua 162ª realização, com mais de 40 mil atendimentos em cada canto da Bahia desde 2016.