COMUNICAÇÃO

Defensoria quer alterar Lei Orgânica do município em prol dos idosos

12/03/2008 14:37 | Por

A defensora pública e subcoordenadora da Defensoria Especializada do Idoso, Walmary Pimentel, junto com a vereadora Vânia Galvão (PT), vai enviar à Câmara de Vereadores de Salvador o pedido de alteração da Lei Orgânica do Município, visando reduzir de 65 para 60 anos a faixa etária mínima para o uso do benefício da gratuidade no transporte público da cidade.

A decisão foi acordada hoje, quarta, 12/03, durante audiência pública que debateu o tema "Implementação de Políticas Voltadas para a População Idosa no Município de Salvador", organizada pela Defensoria Pública em parceria com a Comissão dos Direitos do Cidadão da câmara. O objetivo foi fortalecer as lutas para assegurar os direitos previstos no Estatuto do Idoso, inclusive o deste benefício da gratuidade nos transportes urbanos, e discutir políticas direcionadas à população nesta faixa etária.

A Defensoria, representada pela defensora Walmary Pimentel, participou da mesa, cujos debates iniciaram por volta das 9h, no Centro Cultural da câmara, na Praça Municipal. "Este primeiro encontro serviu para conscientizar e incentivar os presentes a participarem de ações como esta, pois, sem a presença deles, não há eficácia na luta pelos seus direitos", declarou Pimentel para uma platéia lotada. Os idosos presentes puderam se expressar e tirar dúvidas com os membros que compunham a bancada.

Segundo a vereadora Vânia Galvão, a força da união dos idosos, inclusive através de representantes de movimentos e associações, é imprescindível para a conquista daquilo que eles já têm direito. Além da Defensoria e da Câmara de Vereadores, estiveram presentes representantes de secretarias sociais do Município e do Estado.