COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública viabiliza internamento para idoso

18/03/2010 18:49 | Por

O aposentado Antônio Morais dos Santos, 62 anos, é portador diabetes, hipertensão, dependente de bebida alcoólica e apresenta dificuldade de locomoção por ter sofrido dois acidentes vasculares cerebrais (AVC). Por conta do quadro de saúde do idoso, a Defensoria Pública intermediou, junto ao Hospital Santo Antônio das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), a viabilização do internamento de que ele tanto necessitava em leito do Centro Geriátrico.

De acordo com a defensora pública Maria Auxiliadora Teixeira, responsável pelo caso, foi detectada, em audiência extrajudicial, a necessidade de assistência médica do tipo homecare a Antônio. No intuito de conseguir a disponibilização deste serviço de saúde, ela enviou ofício ao Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI) e, no dia 23 de fevereiro, o idoso recebeu a visita da equipe do CREASI.

Conforme o relatório social elaborado por enfermeira e assistente social do CREASI, o idoso foi encontrado com higiene precária, se locomovendo com a ajuda de um pedaço de madeira e com o curativo sujo do coto amputado. Devido a esta situação, a equipe verificou a necessidade de internamento do idoso e não apenas de um home care. No dia 5 de março, o internamento foi viabilizado. "O meu pai estava fazendo greve de fome, não queria tomar banho, rejeitava a família, não queria que a gente tomasse conta dele e relutava em ir para o médico, apesar de precisar de acompanhamento", contou Janete Silva Santos, filha do idoso.