COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública marca presença na VIII Parada Gay da Bahia

28/10/2009 14:21 | Por

No último domingo, dia 25 de outubro, foi realizada mais uma edição da Parada Gay em Salvador. Dessa vez, o homenageado principal foi o Grupo Gay da Bahia (GGB), que completou 30 anos e foi pioneiro na luta pelos direitos dos homossexuais. A oitava parada, que começou por volta de 15h30 com a cerimônia de abertura no Campo Grande, contou com presença de autoridades, políticos, personalidades que apóiam a causa, artistas, militantes do movimento LGBT e, pela primeira vez, com a participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA).

A atuação da DPE/BA está diretamente ligada com a necessidade de fazer valer os direitos e a dignidade da pessoa humana. Além desse vínculo fundamental, a Defensoria também desenvolve uma série de trabalhos relacionados aos direitos humanos, o que se relaciona com as principais questões e bandeiras do movimento. "A participação da Defensoria, nesse ano, foi extremamente positiva. Nós ficamos num ponto central e conseguimos atender muita gente. Conseguimos conversar, dialogar, explicar o nosso trabalho. Houve também atendimentos relacionados a assuntos que não estavam diretamente ligados ao tema da Homofobia. Ao todo, conseguimos distribuir cerca de 45 kits informativos da Defensoria" afirma o subcoordenador da Especializadas em Direitos Humanos, Gilmar Bittencourt, que atendeu ao público junto à defensora Melisa Florina Teixeira.

De acordo com Melisa Florina, a Defensoria orientou mais de 180 pessoas acerca de diversos assuntos, dentre eles, família, fazenda pública, crime, homofobia e sobre local de atendimento. Além disso, durante todo o percurso, foram também recolhidas assinaturas para a Campanha contra a Redução da Maioridade Penal promovida pela ABMP e RENADE. De acordo com o subcoordenador, toda a mobilização desenvolvida garantiu a conquista de um espaço significativo na Parada Gay. "Além desses atendimentos que realizamos e do recolhimento de assinaturas, estivemos presentes no trio oficial". O clamor por respeito e cidadania para todos foi também a tônica que movimentou os discursos da maioria dos convidados. A transexual Tatiane Araújo, da Articulação Nacional de Travestis (ANTRA), ressaltou a necessidade dos travestis serem inseridos no mercado de trabalho: "Os poderes públicos devem priorizar e trabalhar para que isso aconteça", ponderou.

No trio oficial estiveram presentes as delegadas Isabel Alice e Patrícia Nunes, titular da 1ª Delegacia de Polícia dos Barris, o Secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, Luiz Mott, fundador do GGB, as vereadoras Leo Kret do Brasil e Aladilce e a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho (PT). A celebração teve ainda shows de transformistas, apresentação de bandas e dj's. Ao todo, o número de participantes ultrapassou a marca de 800 mil pessoas - recorde de público.