COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública investe na saúde ocupacional da sua equipe

13/04/2009 21:15 | Por
Dentro da proposta de buscar mecanismos que proporcionem a melhoria do bem-estar dos defensores públicos, servidores e estagiários, a Defensoria Pública do Estado da Bahia está investindo na saúde ocupacional, com ginástica laboral durante o horário de trabalho. Com duração média de 15 minutos, as sessões são realizadas em cada setor com atividades de alongamento, relaxamento e orientação sobre o melhor modo de sentar.

Inserida nas atividades desde setembro de 2008, a ginástica laboral tem beneficiado os funcionários da instituição no que diz respeito à saúde no local de trabalho. As fisioterapeutas Carina Lied e Sylmarla Almeida visitam cada setor da Defensoria durante uma vez por semana e coordenam a ginástica, provocando o stímulo individual ao melhor desempenho das atividades.

"Eu acho que as pessoas já estão aprendendo como relaxar e fazer alongamento e, inclusive, a postura correta de se sentar. Mas, a conscientização da reeducação postural é a longo prazo", afirma a fisioterapeuta Sylmarla, que considera o hábito de sentar corretamente muito importante. De acordo com as fisioterapeutas, o ideal é que a ginástica pudesse ser feita mais vezes na semana, mas infelizmente é muito difícil tanto para elas irem para todos os setores comuma freqüência maior, quanto para os funcionários pararem suas atividades.

O defensor público José Correia de Aguiar Neto concorda com as fisioterapeutas no que tange a necessidade do aumento da freqüência da ginástica. Aguiar pensa que as pessoas são, muitas vezes, relaxadas e acabam por não fazer os alongamentos nem mantêm a postura correta sempre. Por isso, segundo ele, mais sessões obrigariam as pessoas a praticarem mais a reeducação postural ensinadas pelas fisioterapeutas. "Sugiro que haja uma definição do dia e do horário em cada setor", disse.

Para a corregedora adjunta, Mônica de Paula Oliveira Pires de Aragão, a vida atribulada do defensor nem sempre permite que ele possa fazer a ginástica laboral no dia em que as fisioterapeutas estão na unidade de atuação. Entretanto, ela acredita que este projeto de saúde ocupacional na Defensoria Pública é pioneiro e participa sempre que pode.

O servidor Samuel Real Mota também gosta muito da ginástica laboral. "Eu não conhecia este trabalho das empresas preocupado com a saúde dos funcionários. Hoje, já tenho mudado minha postura sempre buscando a maneira correta de sentar em frente ao computador", contou.

Mudança de sede - Com a mudança de sede da Defensoria Pública, prevista para este semestre, a ginástica laboral vai também ser modificada. Na nova sede, haverá uma sala destinada para os exercícios e possibilitará a ida do funcionário no horário em que puder participar. Para as fisioterapeutas, a sala proporcionará a participação das pessoas mais de uma vez por semana e a integração de um setor com o outro, o que contribuirá para o clima organizacional.