COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública completa um ano de atendimento em Irecê

14/08/2009 20:58 | Por
Em lembrança do primeiro ano de atuação no município de Irecê, no interior da Bahia, a Defensoria Pública do Estado vai realizar, no período de 17 a 20 (próxima semana), uma série de atividades especiais, que vão desde atendimento aos presos em delegacias até visitas a comunidades.

"A instituição encontrou uma cidade, até então, desprovida de acesso gratuito à Justiça, o que é constitucional, e, a partir da sua atuação, já quebrou esse paradigma", comemora o defensor público Vinícius Accioly, que atua em Irecê.

O defensor Aldo Sampaio destaca o papel da Defensoria na cidade dizendo que "a instituição exerce seu papel, dentro dos parâmetros legais, no exercício da plena defesa dos direitos coletivos, sempre valorizando a resolução extrajudicial dos conflitos".

Confira a programação das atividades:

Dia 17 (segunda-feira) - Atendimento aos presos na 14ª Coorpin, em Irecê

Dia 18 (terça-feira) - Participação em sessão solene na Câmara de Vereadores

Dia 19 (quarta-feira) - Visita a instituições de abrigo de crianças e adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais

Dia 20 (quinta-feira) - Visita institucional a comunidades carentes

Num breve balanço dos 12 meses, os defensores registram: mais de 600 famílias atendidas, aproximadamente 670 atuações em processos judiciais, realizou mais de 200 audiências judiciais e 180 extrajudiciais, 65 pedidos de soltura, incluindo Habeas Corpus, relaxamento de prisão e liberdade provisória, dos quais 43 pedidos foram deferidos e os réus estão em liberdade.

Em Irecê, a Defensoria Pública atende no Fórum Dantas Júnior Ayres, situado à Rua Lafayete Coutinho, s/n, Centro, de segunda à quinta-feira.