COMUNICAÇÃO

Defensoria promove interação com público idoso

24/07/2009 15:43 | Por

No próximo dia 31 (sexta-feira), a 4ª Defensoria Pública Regional (DPR) de Itabuna se reunirá com o Conselho de Cidadania Paroquial da Igreja Santa Rita de Cássia para formatar parceria entre as duas instituições, que já participam e promovem ações sociais no município de Itabuna. Na ocasião, o subcoordenador da DPR Itabuna, defensor público Walter Fonseca, apresentará ao presidente do Conselho, frei José Raimundo, a cartilha da "Ação Cidadã - Velhos Amigos", lançada em Salvador, em novembro de 2008, pela Defensoria Pública Especializada na Defesa da Pessoa Idosa. A cartilha disponibiliza de forma didática, todo o conteúdo do 3º do Estatuto do Idoso e será distribuída entre os idosos atendidos pela Paróquia.

O encontro formará as bases para a participação da Defensoria no 4º Mutirão da Cidadania, que será promovido pelo Conselho no dia 26 de setembro no município.

Salvador - A Defensoria também está atenta ao público da 3ª idade na capital. Durante toda esta semana, o Núcleo Especializado do Idoso está participando da 6ª edição da Semana dos Avós, promovido pelo Shopping Center Lapa, em homenagem ao Dia da Avó, comemorado no dia 26 de julho.

Com estande de atendimento na praça de eventos do Shopping, a Defensoria Pública já prestou informações a mais de 400 idosos que estão participando das atividades. "São dúvidas quanto a INSS, questões de saúde e informações sobre os serviços da Defensoria voltados para este público. Da mesma forma, aqueles que já apresentaram demanda para a Defensoria, foram encaminhados para o Núcleo do Idoso, no Canela", afirmou a defensora do Núcleo, Gisele Aguiar.

"Antes, o idoso só vivia em casa, criando neto, menosprezado; mas, de uns tempos para cá, as pessoas têm se conscientizado que todos vão ser idosos um dia e começaram, então, a nos valorizar", afirmou a aposentada Irani Falcão. Para ela, o fato de a Defensoria Pública ter um núcleo especializado em defender os direitos dos idosos é muito positivo. "Já é um meio de interceder por nós", declarou.

De acordo com a aposentada Raimunda Carmo, muitos idosos têm sido maltratados e, por isso, "deveria, em cada bairro, ter um posto da Defensoria, principalmente em bairros mais distantes". Na opinião da aposentada Maria Rodrigues, a presença do estande da Defensoria Pública no evento é muito importante por conta da divulgação dos serviços prestados pela instituição. Até o momento, já foram agendados dez atendimentos no Canela. O estande continua no Center Lapa até sábado (25), às 18h.