COMUNICAÇÃO

Defensoria promove acordos em Santo Antônio de Jesus

04/06/2010 20:18 | Por

Com pouco mais de um mês de atividades, a nova sede da Defensoria Pública em Santo Antônio de Jesus, a 187Km de Salvador, vem permitindo uma série de avanços no atendimento aos assistidos. Diante da urgência de muitos casos, o trabalho desenvolvido ganhou ritmo e celeridade, especialmente, no que concerne às práticas de desjudicialização. Somente no mês de maio, a Defensoria realizou 25 acordos extrajudiciais por semana - um número significativo, considerando que até abril não havia sido realizado nenhum.

"Estamos iniciando uma caminhada que, sem dúvidas, vale muito a pena. Esses resultados são conseqüência do trabalho integrado da equipe. São casos de divórcio, alimentos, disputa por imóveis, enfim, uma gama variada", pontuou Guiomar Fauze, defensora pública e sub-coordenadora da regional. Ela explica ainda que a proposta de trabalhar com acordos judiciais partiu da necessidade de agilizar os processos. O resultado é visível. "Na maioria dos casos, garantimos o acordo", comemora Guiomar.

Na equipe também participam dos acordos os estagiários de direito, Moarcyr Cortes e Fabiana Nascimento, a defensora Joselene Barreto e o defensor público Armando Fauaze, que acaba de ganhar o título de cidadão Santantoniense. Além disso, já foram iniciados, no último dia 25, os exames de DNA, oferecidos gratuitamente pela Defensoria.