COMUNICAÇÃO

Defensoria presta atendimento no projeto “Ação Social no Caminho”

05/09/2011 19:50 | Por

Mais uma ação itinerante que aproxima o cidadão dos serviços prestados pela Defensoria Pública da Bahia. Neste sábado (03) os defensores públicos Tatiana Franklin, Donila Ribeiro e Ricardo Carillo prestaram atendimento à população do Caminho das Árvores, das 9h às 16h, durante o evento "Ação Social no Caminho", promovido pela Igreja Batista do Caminho das Árvores.



O tempo frio e a chuva que caia por volta das 10h não foram motivos para Adilma Santos Sacramento, 37 anos, deixar de comparecer ao evento. Ela, que foi uma das primeiras a chegar ao núcleo jurídico, onde a Defensoria estava instalada, procurou a instituição para resolver a situação da avó. "Já venho protelando há alguns anos. Preciso de uma procuração para receber a pensão dela que tem muitas dificuldades para sair de casa", conta Adilma, que também aproveitou para se informar sobre os procedimentos para fazer o inventário de um imóvel da família.



De acordo com a defensora Tatiana Franklin, o serviço itinerante permite que a instituição fique mais perto da comunidade. "Aqui vemos as dificuldades e ficamos mais próximos dos cidadãos, atendendo suas demandas, sem precisar que eles saiam de seus bairros e nem gastem transporte", afirma. "Aqui fazemos a triagem dos casos e, de acordo com a demanda, o assistido é atendido por um dos defensores presentes", diz.



A novidade na participação da instituição em ações sociais como essa fica por conta da utilização do SIGAD, um sistema interno utilizado pela Defensoria há cerca de um ano para agilizar os atendimentos, como conta Tatiana: "antes o assistido era encaminhado à Casa de Acesso com uma lista dos documentos necessários e lá pegava uma senha para o atendimento com o defensor. Hoje, os dados já vão para esse sistema e o assistido já sai com data, hora e local agendado com o defensor especializado pela área de atendimento".



Para a organizadora do projeto "Ação Social no Caminho", Rose Costa, "é imprescindível ter a presença de diversos órgãos públicos que garante o acesso da população à esses serviços". Além da Defensoria, o evento contou com a participação do INSS, Delegacia Regional do Trabalho, Detran, Secretaria Municipal da Saúde e o Sesc.