COMUNICAÇÃO

Defensoria presta assistência a detento vitima de incêndio em Vitória da Conquista

29/10/2009 15:54 | Por

No último domingo (25), dois internos do Presídio Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista tiveram os corpos queimados após um incêndio provocado na própria cela. O incidente mobilizou a Defensoria Pública na assistência aos envolvidos.

Os internos Willyam Soares e Cristiano Santos Silva estavam em uma cela separada cumprindo sanção disciplinar após terem sido flagrados tentando fugir do presídio. Em protesto contra a medida, ambos atearam fogo ao colchão da cela, que se alastrou e atingiu os próprios detentos. Willyam teve 30% do corpo queimado, mas já passa bem. Já Cristiano Santos está internado em estado grave no Hospital de Base, com queimaduras em 75% do corpo.

“Assim que soubemos do incidente, nos mobilizamos para prestar toda assistência possível aos detentos, e conversar com o diretor do estabelecimento para esclarecer o incidente e evitar que outros presos corram esse tipo de risco”, afirma a subcoordenadora da 2ª regional da Defensoria Pública, Josefina Marques.

Em visita ao presídio na segunda-feira, a defensora constatou que existem 112 presos além da capacidade. Muitos deles possuem direitos à liberdade devido ao vencimento dos prazos processuais. É o caso do interno Cristiano Santos que é acompanhado pela defensora Kaliany Gonzaga. O detento é acusado de furto e roubo, e está preso há dois anos.

“Desde julho havíamos solicitado o relaxamento da prisão, com parecer favorável do Ministério Público. Como o recurso não foi julgado, solicitei também um Habeas Corpus, impetrado no dia 21 de outubro, mas até agora não houve resposta do desembargador responsável”, explica a defensora.