COMUNICAÇÃO

Defensoria participa de palestra no presídio de Jequié, em alusão ao dia dos pais

11/08/2023 9:30 | Por Priscilla Dibai / 2.389 DRT/BA

A palestra 'A educação em prisões é um direito constitucional' acontece na segunda-feira (14), às 14h, no complexo penal do município

Em alusão ao Dia Dos Pais, a Defensoria Pública do Estado da Bahia em Jequié participará da palestra ‘A educação em prisões é um direito constitucional’, na próxima segunda-feira (14), às 14h, no complexo penal do município. A iniciativa visa a promoção da cidadania e a educação em direitos à população carcerária.

A defensora pública Itanna Pelegrini, que ministrará a aula, tem insistido na educação e no trabalho como ferramentas imprescindíveis à ressocialização do(a) apenado(a), além de serem meios fundamentais para evitar a reincidência. “Falar de educação no estabelecimento penal é de suma importância, considerando que o ensino é capaz de transformar a vida do reeducando, como fonte de reinserção na sociedade, ampliando as possibilidades de trabalho”, afirmou.

Atualmente, o complexo penal de Jequié disponibiliza oficinas de trabalho em costura de bolas de futebol e manejo de horta. Mais recentemente foi implementado o programa de estímulo à leitura.

No mês passado, palestra semelhante foi realizada na ala feminina, onde a defensora reafirmou a importância da oferta de mais oficinas e núcleos de formação de mão-de-obra, o que contribuiria para ampliar as chances de empregabilidade dessa população, após o retorno à sociedade.