COMUNICAÇÃO

Defensoria participa de campanha de enfrentamento à violência contra o Idoso

16/06/2010 19:26 | Por

Apropriação de bens, discriminação, desrespeito, agressões, abusos psicológicos são algumas das formas de violência sofridas por idosos em todo o país. Nesta semana, diversas instituições se uniram para reforçar o combate a violência contra o idoso e divulgar os direitos fundamentais da pessoa idosa.

A Defensoria Pública integra esta luta, participando de diversas ações ao longo da semana. Amanhã, dia 17 de junho, a instituição integra a caminhada de Enfrentamento à Violência contra o Idoso, que será realizada na Praça da Piedade a partir das 9h da manhã. Ao final da caminhada, diversas autoridades participam de uma sessão especial na Câmara de Vereadores para discutir a Violência Institucional, sofrida pelos idosos.

Através da Defensoria Especializada do Idoso, a Defensoria atende diariamente as questões e demandas dos idosos em Salvador. Além disso, como ressalta a coordenadora da especializada, Maria Auxiliadora, "podemos dizer que os 200 defensores de todo o estado participam desta luta, pois também atendem aos idosos e estão atentos às suas demandas".

Desde janeiro, foram cerca de 450 atendimentos realizados pela Especializada. A principal demanda levantada pelos idosos aos defensores públicos refere-se à violência doméstica, entre agressões físicas e verbais cometidas por parentes dos idosos. Outra denúncia constante dos idosos é a tentativa de apropriação do patrimônio, como imóveis, salários, e também dificuldades no atendimento médico.

"A Defensoria está prestando todo atendimento aos assistidos. Os idosos são amparados pela legislação, mas ainda falta respeito e disponibilidade por parte do poder público", afirma a defensora Maria Auxiliadora. Entre as ações realizadas pela Defensoria, além do atendimento especializado, estão visitas ao abrigo de idosos para verificar a solução e mediações de conflitos extrajudiciais.

Transporte prioritário

Durante as atividades da Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, realizada pela Secretaria Estadual de Cidadania, Justiça e Direitos Humanos (SJCDH), foi relançada a campanha "Prioridade no Transporte Público". Em reunião com a agência reguladora do transporte e o sindicato de empresas de ônibus, a questão foi discutida. O objetivo é reforçar o direito do idoso à gratuidade do transporte e a reserva de 10% dos acentos às pessoas maiores de 65 anos.