COMUNICAÇÃO

Defensoria participa da 1ª Conferência dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa

14/09/2011 20:16 | Por
Durante todo o dia de ontem (13), foi realizada na Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE-CIA), localizada no Jardim Campo Verde, a 1ª Conferência dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa e egressos da Bahia "Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos". O evento surgiu de uma parceria da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC) com o governo da Bahia e as secretarias de Relações Institucionais e de Desenvolvimento Social e Combate à pobreza. A Defensoria se fez presente no evento, no qual 15 jovens foram eleitos para participarem da 2ª Conferência Estadual de Juventude, podendo ser indicado mais jovens para participarem da Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, em janeiro.
Pre-conferências aconteceram nas unidades de internação da capital e interior do Estado, nas quais os jovens elaboraram propostas que serão encaminhadas aos órgãos públicos competentes, através de um documento consolidado ontem na Conferência para garantir direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dizem respeito à educação, saúde, profissionalização e reinserção no mercado de trabalho.
As propostas foram expostas em várias salas divididas por eixos temáticos e apresentadas criações artísticas produzidas pelos jovens."A Defensoria acompanha 99,9% dos cumprimentos de medida de internação na comarca de Salvador, tanto dos adolescentes da capital, quanto do interior. Nossa instituição é por excelência o órgão que se encontra a disposição desses jovens, agimos para que os direitos da criança e adolescente sejam garantidos. A Defensoria assiste desde o funcionamento regular da educação formal até a garantia da assistência à saúde. Estarmos presentes nessa Conferência é o reconhecimento do trabalho que fazemos junto aos adolescentes e às instituições parceiras", afirma a defensora pública Carmem Novaes.
Para os jovens, o momento foi de fundamental importância. "Achei a Conferência ótima, debatemos muitas coisas. Acho importante esse espaço pra falar dos problemas que temos e o que pode ser feito", diz o adolescente da CASE-CIA, A.R. de 18 anos de idade. Já para a adolescente N.A.M. de 17 anos, os temas discutidos foram esclarecedores. "Abuso sexual e propostas de emprego foram discutidos e isso ajuda muito a gente", completa a jovem grávida que cumpre a medida socioeducativa na CASE-Salvador.

Participaram da conferência, representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), da 2ª vara da Infância e Juventude, do Conselho Estadual da Criança e Adolescente (CECA), do Conselho Nacional da Juventude, da diretora geral da FUNDAC, Ariselma Pereira, do diretor do CASE-CIA, Carlos Viana; do presidente do Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE), Juremar Oliveira; do secretário de Relações Institucionais, Paulo Cezar Lisboa; e do secretário de Desenvolvimento Social e do Combate à Pobreza, Carlos Alberto Lopes Brasileiro, entre outros.