COMUNICAÇÃO

Defensoria oferta seus serviços e assistência jurídica durante Ação Social em Cajazeiras

25/10/2019 18:55 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

Unidade Móvel integrou esforços de iniciativa organizada pelo Corpo de Bombeiros

Alan Douglas em breve saberá se é, sem mais dúvidas, filho de Hélio dos Santos. Apesar de sempre ter sido reconhecido por Hélio como filho, o jovem de 24 anos não tem Hélio como pai em seu registro de nascimento. Dentro de 30 a 60 dias eles serão chamados para saber o resultado do exame de DNA que teve material coletado na manhã desta sexta-feira, 25, com a presença da Unidade Móvel da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA no Campo da Pronaica no bairro de Cajazeiras 10, em Salvador.

A Defensoria lá esteve integrando Ação Social organizada pelo Corpo de Bombeiros da Bahia. Na oportunidade foram oferecidos ainda serviços de emissão de identidade, certidões de nascimento, carteira de trabalho, certidão de óbito, entre outras conveniências prestadas por outros órgãos parceiros da iniciativa como a Secretaria Estadual de Justiça e a subprefeitura bairro de Cajazeiras.

Mãe de uma filha de três anos e com requisição de pensão alimentícia encaminhado pela DPE, Jéssica Barbosa considerou a presença do caminhão da Defensoria fundamental. “Tava existindo uma barreira para que eu chegasse lá no bairro do Jardim Baiano [onde a Defensoria tem muitos dos seus postos de atendimento ao público] e com a presença da Defensoria aqui, perto de casa, finalmente consegui ver essa situação. Tinha a questão do transporte ou sempre acontecia alguma coisa que me impedia de ir lá e voltar”, explicou.

A defensora pública e coordenadora interina das Especializadas da Capital, Analeide Leite Accioly, assinala que a Defensoria deve sempre buscar se aproximar do público. “Ações como essa são uma oportunidade da Defensoria estar muito mais próxima de seu público-alvo, que são as pessoas carentes, sem condições de constituir advogado, e oferecer serviços nossos como o exame gratuito de DNA para investigação de paternidade. Identificada a paternidade pelo exame, por exemplo, abre-se todo um leque de direitos que as crianças e jovens passam a ver reconhecidos”, disse.

Responsável pelo evento, o coronel Diego Ramon do Corpo de Bombeiros, agradeceu a presença da Defensoria e destacou a importância da parceria. “É ação que busca a parceria das instituições parceiras na integração com a comunidade. Ficamos muito gratos e felizes que a Defensoria Pública tenha se somado a esta iniciativa trazendo aqui seus serviços e informações”, afirmou.

Participaram da Ação os cinco defensores em curso de formação e servidores técnicos da Defensoria. Casos que não tiveram ações diretas ou serviços executados, por ausência de documentação necessária, foram agendados para atendimento nas respectivas sedes de atuação da Defensoria.