COMUNICAÇÃO

Defensoria lança Ação Cidadã voltada para assegurar direitos da pessoa idosa

28/11/2008 19:32 | Por

Ação Cidadã- Velhos Amigos será lançada na próxima sexta, 28, no Bairro da Paz

Na próxima sexta-feira, 28 de novembro, às 9h, no Centro Comunitário Nossa Senhora da Paz, na Rua Nossa Senhora da Paz, nº 15, no Bairro da Paz, em Salvador, a Defensoria Pública da Bahia lançará a "Ação Cidadã - Velhos Amigos". Trata-se de uma campanha voltada para as famílias baianas que visa conscientizar jovens, adultos, crianças, idosos sobre os direitos da pessoa idosa.

O que motivou a instituição a realizar esta Ação Cidadã foram as estimativas do atendimento realizado pela Defensoria Pública Especializada da Pessoa Idosa: em cerca de 70% dos casos de violência contra esta fatia populacional, a família aparece como a principal responsável pelo ato. Entre os tipos de violência registrados estão retenção, empréstimo consignado fraudulento ou coativo, ameaça, abandono, cárcere privado e maus tratos.

Tendo como slogan "O tempo também passa para você" , a campanha conta com peças como busdoor, cartilha, cartaz, selos, banner, bóttons, praguinhas, spot de rádio e um vídeo sobre o Estatuto do Idoso, que será exibido durante o lançamento. O evento, apoiado pelo fórum de entidades do Bairro da Paz, contará com a presença da defensora pública-geral, Tereza Cristina Almeida. Na ocasião, será apresentada uma peça teatral sobre o tema, encenada por um grupo de jovens que fazem parte do projeto "Juventude Cidadã".

O lançamento da Ação Cidadã- Velhos Amigos também faz parte da estratégia da instituição em buscar a aproximação com o seu público assistido. Por isto que o Bairro da Paz foi escolhido para sediar o evento.

EM AÇÃO - A partir do lançamento desta sexta, 28, acontece a primeira etapa da Ação Cidadã- Velhos Amigos, com a publicização das peças, distribuição das cartilhas na própria sede da instituição e em sede de órgãos parceiros e exibição do vídeo em eventos que integrem a rede de proteção a pessoa idosa.

A Defensoria Pública pretende iniciar a segunda etapa, no próximo ano, junto a escolas públicas de Salvador, onde será feita atividade extracurricular que usará como peça didática um quebra-cabeça para abordar os direitos que são assegurados pelo Estatuto do Idoso. O vídeo e a peça teatral também serão usados como recurso. O calendário nas instituições de ensino ainda não foi definido, mas a Defensoria deve começar os trabalhos com as sediadas no próprio Bairro da Paz.

As principais peças da campanha - o vídeo e a cartilha - descrevem, numa linguagem de fácil assimilação, de forma explicativa, o que consta no artigo 3º do Estatuto do Idoso, em vigor desde janeiro de 2004, mas que ainda encontra barreiras para ser aplicado: "É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público, assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, á dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária". A cartilha e os cartazes é toda ilustrada com fotos que exibem situações em que os direitos são garantidos.

DADOS - Nos últimos 12 meses, a Defensoria Pública Especializada do Idoso atendeu 2.090 novos casos, todos ligados a situações que agridem diretamente os direitos desta fatia populacional. Hoje são aproximadamente 14,5 milhões de pessoas idosos no Brasil; o que representa 8,6 da população total, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas do Instituto apontam que, em 2020, a população com mais de 60 anos no Brasil deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida a 70,3 anos.