COMUNICAÇÃO

Defensoria intensifica serviços de proteção à mulher em Vitória da Conquista

14/05/2009 23:08 | Por

A 2ª Defensoria Pública - Regional de Vitória da Conquista está participando, nesta semana, de 11 a 14 de maio, do curso de capacitação sobre a prevenção e o enfrentamento à violência contra mulher. A defensora pública Paula Pereira de Almeida e as estagiárias de Direito, Laís Pedrecal Argolo e Sureia Machado Santana, foram contempladas com as duas vagas para o curso promovido pelos coordenadores da Rede de Proteção a Mulher de Vitória da Conquista.

A capacitação é destinada aos membros de instituições pertencentes à rede de proteção à mulher. A 2ª Defensoria Pública - Regional de Vitória da Conquista faz parte desta rede, oferecendo palestras na comarca, serviços de orientação na comunidade, divulgação da Lei Maria da Penha, explicação a respeito dos encaminhamentos dos processos e solicitação de atendimentos psicoterapêuticos no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e nas unidades de saúde em casos de lesões corporais.

ATENDIMENTO - A Defensoria Pública atende, semanalmente, às segundas-feiras, na Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM). O serviço integra o trabalho do Núcleo Especializado na Defesa das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar da instituição, criado a partir do convênio com a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e em fase de implantação. Segundo a defensora Paula Almeida, a procura de mulheres vítimas de violência pela Defensoria Pública aumentou muito após o começo do atendimento na DEAM.

Por conta do trabalho, a subcoordenadoria da Regional recebeu na segunda-feira, dia 4 de abril, um ofício da delegada Rosilene Moreira Correia parabenizando e agradecendo pela colaboração da Defensoria para a melhoria do serviço referente à mulher vítima de violência na delegacia.

De acordo com a delegada Rosilene Moreira Correia, o atendimento tem representado um ganho. "Esta contribuição é muito importante, pois traz uma sensibilização a favor de políticas públicas para o resgate da autoestima e para a reintegração desta mulher vítima violência doméstica e familiar na sociedade", explicou a delegada.

CAMPANHA - O atendimento feito pela Defensoria na Deam integra, também a campanha "Em briga de marido e mulher, você pode ser a colher", realizada pela própria delegacia, que faz parte da luta dos poderes públicos no combate à violência doméstica e familiar na localidade. "Esta campanha é uma forma de evitar que o silêncio alimente esta violência", declarou a subcoordenadora da Regional de Vitória da Conquista, Marta Cristina Nunes Almeida.