COMUNICAÇÃO

Defensoria intensifica atendimento nas delegacias de Vitória da Conquista

24/04/2009 21:39 | Por

Defensoria intensifica atendimento nas delegacias de Vitória da Conquista

A 2ª Defensoria Pública Regional de Vitória da Conquista está intensificando o atendimento com rotinas na delegacia da comarca, a 1ª Circunscrição Policial. Os defensores públicos em atuação na área criminal da região têm se revezado quinzenalmente, durante todas as sextas-feiras, para atender aos custodiados, além de realizar atendimento semanal no Presídio Regional Nilton Gonçalves e na sede da instituição na comarca.

O objetivo das visitas à delegacia é estabelecer o primeiro contato com acusados presos autuados em flagrante delito, cujo auto de flagrante não tem o telefone de contato da família. Até o momento, os defensores públicos realizaram sete visitas, tendo 52 pessoas atendidas pela defensora Josefina Marques de Mattos Moreira, 33 pelo defensor Cláudio Bahia Felicíssimo e 12 por Marco Aurélio Campos, totalizando 97 detentos.

"A ida da Defensoria à delegacia é importante porque proporciona uma real verificação das condições de alojamento dos presos e, com isso, realiza uma provocação aos órgãos do Poder Judiciário para adoção das providências necessárias", explicou a defensora pública Josefina Marques. De acordo com ela, a visita à 1ª CP é fundamental também para a averiguação da existência de prisões ilegais, muitas vezes com pessoas sem inquéritos há muito tempo.

A defensora pública afirmou que, ao ir até à delegacia, é possível obter o contato dos familiares dos internos e os documentos para requerer os pedidos necessários para a restauração da liberdade. "Durante as visitas, também podemos constatar a presença de presos que já constituíram advogado e, por isso, não precisam da assistência da Defensoria Pública. Isso é positivo, pois podemos prestar uma melhor assistência àqueles que realmente necessitam do serviço", contou Josefina.