COMUNICAÇÃO

Defensoria homenageia defensor público Bartolomeu Oliveira com auditório em Itabuna

22/07/2022 21:13 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

Durante o evento, a filha e a viúva de Bartolomeu [falecido em 2020] receberam a Medalha de Honra do Mérito Defensorial que não pode ser entregue ao defensor público em 2020 por conta da pandemia.

Além do registro na memória daqueles(as) que conheceram ou tiveram seus direitos garantidos pela atuação profissional do defensor público Bartolomeu Oliveira da Silva [falecido em julho de 2020], seus 23 anos de carreira agora estão oficialmente eternizados na estrutura da  4ª Regional da Defensoria Pública da Bahia, em Itabuna. Em homenagem à dedicação e profissionalismo do defensor público, foi entregue à unidade, nesta sexta-feira, 22, o auditório que leva seu nome. 

“Hoje é um dia de grande alegria para nós da Defensoria Pública porque estamos fazendo o resgate histórico de um colega defensor público que honrou nossa instituição”, destacou a defensora pública geral em exercício Firmiane Venâncio. “Todas as vezes que entrarmos na unidade da Defensoria de Itabuna saberemos que houve um grande pilar construído pelo Bartolomeu para o fortalecimento da nossa instituição”, completou, em referência ao Auditório Bartolomeu Oliveira da Silva. 

Coordenadora da 4ª Regional, Luana Ramalho destacou a importância do espaço para a troca de conhecimento e de diálogo com os(as) membros(as) da instituição e com a sociedade civil. “Esse é um equipamento muito importante para a gente colocar em prática todas as nossas funções enquanto Defensoria em Itabuna”, assegurou.

Familiares de Bartolomeu receberam a honraria conferida a ele em 2020

Durante a cerimônia de entrega do auditório, também foi realizada a entrega da Medalha de Honra do Mérito Defensorial, Categoria Contribuição Ivo de Kermartin, à viúva Carmelita Cerqueira da Silva e à filha Leilane Nily Cerqueira. Bartolomeu havia sido escolhido pelo Conselho Superior da DPE/BA para receber a honraria em 2020, no entanto, a entrega não foi possível devido à pandemia. 

Emocionada pelas homenagens feitas ao pai, Leilane Cerqueira descreveu a Defensoria como o local em que ele buscou imprimir a lição de fé no direito, na justiça, na liberdade e na  paz.  “É muito gratificante para nós recebermos esse reconhecimento após a sua dedicação e amor ao seu trabalho pela justiça”, afirmou.

A trajetória de Bartolomeu na DPE/BA teve início em 1997 e perpassou  as comarcas de Camacan, Pau Brasil, Una e Canavieiras, até chegar em Itabuna. Preocupado com a efetivação do acesso à justiça, ele construiu com recursos próprios a primeira rampa do antigo Fórum de Itabuna, viabilizando o seu acesso ao local das audiências e de outras pessoas cadeirantes.

Essa e outras histórias protagonizadas pelo defensor público foram lembradas pelo coordenador das Defensorias Públicas Regionais, Walter Fonseca, que conviveu com o homenageado durante sua atuação em Itabuna. “Bartolomeu começava a atender pela manhã e só saia quando a última pessoa era atendida. Ele sempre se preocupou com a valorização da estrutura, do defensor, do servidor e do assistido”, contou.

 Defensoras(es) públicas(os) prestigiaram o evento.

Titular do Grupo Operativo da Ouvidoria, Sueli Santos Dias descreveu a homenagem ao defensor público como justa e necessária: “precisamos valorizar quem luta pelo povo, por quem não tem voz”. Representando a Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia – ADEP/BA, o diretor de Atividades Sócio Esportivo e Cultural, Raphael Varga Scorpião, destacou a importância de uma estrutura adequada para que o(a) defensor(a) atue de forma efetiva e o(a) assistido(a) receba uma prestação de serviço acolhedora e resolutiva. 

Também prestigiaram o evento o coordenador da 3ª Regional, Leonardo Couto Salles; as defensoras públicas Elen Sallaberry, Flávia Duval, Priscilla Renaldy, Rebeca Sampaio Lima e Silva; os defensores públicos Tandick Resende, João Victor de Queiroz Sousa; além dos servidores(as) da DPE/BA em Itabuna e representantes da sociedade civil.

A defensora pública geral em exercício, Firmiane Venâncio, aproveitou a ida à região para conhecer mais de perto as estruturas das unidades da 3ª e 4ª Regional da Defensoria, sediadas em Ilhéus e Itabuna, respectivamente.