COMUNICAÇÃO

Defensoria garante integridade de idosa em Pernambués

01/12/2008 17:18 | Por

A partir de uma denúncia, a Defensoria Pública da Bahia - DPE solicitou da Secretaria da Saúde de Salvador uma vistoria em uma residência no bairro do Pernambués, onde os moradores, entre eles a idosa Estefânia Cerqueira de Araújo, de 86 anos, estariam convivendo com um cachorro doente.

O autor da denúncia, o Sr. T.S.A., relatou ao núcleo especializado do Idoso da DPE que o cão pertence a uma filha de dona Estefânia, Antonina Ferreira de Araújo. De acordo com a denúncia o animal apresenta sinais visíveis de lepra e exala um forte odor desagradável. Ainda com base no relato, Antonina é agente de saúde.

Diante da situação, a defensora pública solicitou à Secretaria da Saúde que o cão, depois de avaliado pelo Centro de Controle do Zoonoses, fosse encaminhado para um veterinário com a intenção de tratá-lo e, somente depois de recuperado o animal voltasse para a casa da sua dona.

No último dia 21 de outubro a equipe formada pelo Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Sanitária (VISA), visitou o imóvel localizado Rua Tomaz Gonzaga, Nº 433, que tem a seguinte estrutura: três quartos, duas salas, um banheiro e área externa na frente e nos fundos da casa. Residem na casa: uma idosa, uma adulta, um adolescente e uma portadora de necessidades especiais.

A equipe que realizou a inspeção diagnosticou que a situação do cão é grave e oferece risco à saúde das pessoas que convivem no ambiente. Antonina Araújo, dona do cão, foi notificada pela VISA para encaminhamento do referido animal para atendimento médico veterinário imediatamente.