COMUNICAÇÃO

Defensoria exige indenização por erros médicos

04/06/2007 13:32 | Por

A Defensoria Pública do Estado da Bahia está acionando duas unidades de saúde do município de Vitória da Conquista por causa de erros médicos. As ações indenizatórias, de autoria do Defensor Valdemir Novais Pina, estão em trâmite na 3ª Vara Cível.

A primeira refere-se a um lavrador, que, após realizar cirurgia por fratura no tornozelo, o profissional que o operou esqueceu em seu corpo fragmentos do parafuso que foi inserido para ajudar em sua recuperação. Além disso, conforme descreve o Defensor na petição inicial, o mesmo médico agiu com negligência ao realizar de forma ineficiente a fixação do osso, o que acarretou em fortes dores para o paciente e o impossibilitou de exercer seu trabalho na lavoura.

Na segunda ação, um adolescente teve o braço fraturado e ao ser atendido pelo médico, este se prontificou apenas em enfaixar o braço, engessá-lo e encaminhá-lo à fisioterapia. A fratura, segundo explica Novais, deveria ter sido corrigida cirurgicamente de imediato, pois prejudicaria os movimentos. Sua negligência foi caracterizada ao agir com inércia e omissão. Nos dois casos, o Defensor busca, através dos benefícios legais, a reparação dos danos sofridos pelas vítimas.