COMUNICAÇÃO

Defensoria ganha prêmio nacional por inovações de tecnologia para acesso à Justiça

06/10/2021 18:06 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

O Prêmio Inovação Judiciário Exponencial reconhece projetos inovadores de tecnologia, gestão e novas metodologias no âmbito da Justiça.

A Defensoria Pública da Bahia foi uma das instituições vencedoras do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial de 2021. A cerimônia de entrega dos troféus ocorreu nesta terça-feira (5), em Brasília. O coordenador de Modernização e Informação (CMO), Thales José de Almeida, ficou em primeiro lugar na categoria Executivo de TI Inovador; e a Ferramenta de Agendamento Online da DPE/BA ficou em terceiro lugar na categoria Inovação Tecnológica. Os vencedores foram eleitos pelos participantes do 5º Expojud.

Para o defensor público geral, Rafson Ximenes, a premiação é mais um reconhecimento do trabalho que a instituição tem feito em todas as áreas de atuação. “Nos últimos anos, a DPE/BA recebeu prêmio Innovare, prêmio de Prática Exitosa do Congresso Nacional de Defensores, prêmio de comunicação e também estamos avançando na área de informática. Esse reconhecimento é mais uma sinalização de que estamos no caminho certo. Por isso, parabenizo e agradeço a toda a nossa equipe da CMO e ao nosso coordenador Thales por mais esse reconhecimento”, comemorou.

Primeiro lugar na categoria Executivo de TI Inovador, Thales Almeida destaca a importância do reconhecimento do trabalho desenvolvido por ele e sua equipe na Defensoria. “É muito gratificante ver uma ferramenta que foi produzida aqui pela equipe da Defensoria estar entre as três melhores ferramentas do judiciário. Receber esses prêmios, é motivo de orgulho e satisfação pessoal e profissional. Mas sozinho eu não chegaria lá. Por isso, agradeço a toda a equipe da CMO pela parceria e confiança nos projetos que estamos fazendo. E vamos em frente porque ainda vem muita coisa por aí”, comentou.

Thales Almeida recebeu os prêmios em Brasília

Em sua categoria, a Ferramenta de Agendamento Online concorreu com outros seis projetos. Disponível na página inicial do site e no aplicativo da Defensoria, a ferramenta foi criada em 2017. Por meio dela, os assistidos podem marcar atendimento com defensores/as públicos/as na capital e no interior.

Durante a pandemia, a Ferramenta de Agendamento Online se mostrou de extrema importância para a garantia do acesso à justiça para a população. Desde o início da crise sanitária houve um aumento de 800% no número de marcações feitas pela ferramenta. De abril de 2020 a setembro de 2021 foram realizadas 134.386 solicitações de agendamento – uma média de mais de 7 mil por mês. Antes da pandemia, eram realizados cerca de 2 mil agendamentos por mês através da plataforma.

Na categoria Executivo de TI Inovador, o Prêmio Inovação reconheceu os líderes executivos de tecnologias que apoiaram e estimularam a mudança de mindset para inovação e implementaram relevantes projetos de tecnologia, contribuindo para evolução e transformação do Sistema de Justiça. Já na categoria Inovação Tecnológica, foram premiados os projetos voltados ao fornecimento de informações e serviços para a sociedade ou externos à instituição.