COMUNICAÇÃO

Defensoria discute acesso à Justiça pelos mais pobres na primeira reunião com o governador eleito Jerônimo Rodrigues

22/11/2022 12:32 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

Encontro integra a agenda de diálogos institucionais com os órgãos do Sistema de Justiça sobre o processo de transição no governo baiano

As demandas de acesso à Justiça pela população em situação de pobreza estiveram em pauta durante a primeira reunião do defensor público geral da Bahia, Rafson Ximenes, com o governador eleito Jerônimo Rodrigues. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 21, na Desenbahia, e integra a agenda de diálogos institucionais com os órgãos do Sistema de Justiça sobre o processo de transição no governo baiano.

Na primeira agenda com o governador eleito, estiveram em pauta as necessidades e projetos da Defensoria Pública da Bahia-DPE/BA, bem sua a essencialidade para o jogo democrático. Foram apresentados ainda dados sobre o crescimento e interiorização da instituição baiana e discutidas possibilidades de parceria com o Governo do Estado para criação de políticas públicas em favor das pessoas mais carentes.

Na avaliação do defensor geral, o que se desenha para a população mais vulnerável do estado “é um cenário muito favorável”. “O governador está aberto a discutir, dialogar e planejar como fazer para a Justiça chegar aos cidadãos mais carentes. Por isso, estou bastante confiante e otimista”, destacou Rafson Ximenes ao parabenizar o governador e o vice eleitos pelo compromisso firmado com a população carente da Bahia.

Para o governador eleito, a reunião demarcou a continuidade da interlocução entre a DPE/BA e o Governo do Estado. Jerônimo ressaltou ainda a autonomia da Defensoria Pública e destacou que a nova gestão vai enfatizar o combate à pobreza e o fortalecimento da participação da sociedade baiana. “A Defensoria já faz um trabalho de excelência nesse sentido e a gente precisa aprofundar essa relação”, afirmou.

“Vamos continuar transformando e cuidando da vida das pessoas e a Defensoria Pública tem um papel fundamental nestas questões”, completou o vice eleito Geraldo Júnior. Também estiveram da reunião o membro da comissão de transição Felipe Freitas e o assessor de assuntos institucionais da DPE/BA Álvaro Gomes.