COMUNICAÇÃO

Defensoria da Bahia recebe Jean Wyllys para roda de conversa sobre os desafios da democracia no Brasil, nesta sexta (4)

01/08/2023 14:25 | Por Rafael Flores - DRT/BA 5159

Diálogo será realizado na Biblioteca Central da Bahia, apoiadora do evento, onde também será lançado o livro "O que não se pode dizer: Experiências do exílio".

“Os Desafios da Democracia Brasileira na Atualidade” é o tema da roda de conversa promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia e sua Ouvidoria Cidadã, nesta sexta-feira (4), às 15h, na Biblioteca Central da Bahia, em Salvador, de forma gratuita. Um dos escritores, Jean Wyllys, estará presente e dividirá com o público os relatos sobre os anos em que esteve exilado do Brasil, por conta do cenário de perseguição política. Durante o encontro também será lançado o livro “O que não se pode dizer: Experiências do exílio”.

“O que mais nos levou ao exílio foram justamente as questões democráticas e é muito importante que vocês venham e venham de bonde, pois nós precisamos fazer recuar o fascismo. A Defensoria é a instituição do Sistema de Justiça mais democrática e a que mais está a favor dos direitos”, disse Jean Wyllys. 

A defensora pública geral, Firmiane Venâncio, vê o momento também como a possibilidade de reflexão e celebração de ações realizadas pela Defensoria Pública da Bahia na garantia da democracia brasileira. “Nesse momento a gente celebra também a atuação da Defensoria Pública do Estado da Bahia para o resgate da democracia brasileira através de ações que conseguiram assegurar, por exemplo, que baianos votassem no segundo turno das eleições de 2022, na ação ‘Democracia vai de Buzu’. Então, a gente tem o prazer de anunciar a presença de Jean aqui na Bahia, em Salvador. Queremos fazer um momento bonito e lotar a biblioteca”, convida.

O evento é uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia e sua Ouvidoria Cidadã, e conta com apoio da Biblioteca Central da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon. A mesa será mediada pela coordenadora da Especializada de Direitos Humanos da DPE/BA, Lívia Almeida.

Jean Wyllys

Jean é mestre em Letras e Linguística, pesquisador da Open Society Foundation, professor-visitante na Universidade de Harvard e doutorando em Ciência Política na Universidade de Barcelona. Autor de cinco livros, entre os quais “O que será” (publicado pela Objetiva, em 2019), ativista de direitos humanos, em especial na área dos direitos da comunidade LGBTQIA+, vencedor de prêmios internacionais por sua atuação intelectual e política e membro da lista das cinquenta pessoas que mais defendem a diversidade no mundo, feita pela revista The Economist.

SERVIÇO:

Evento: Roda de Conversa “Os Desafios da Democracia Brasileira na Atualidade” com Jean Wyllys e lançamento do livro “O que não se pode dizer: Experiências do exílio”

Data: 04/08/2023

Horário: 15h

Local: Biblioteca Central da Bahia, na Rua General Labatut, 27, Barris, em Salvador

Entrada: Gratuita e aberta ao público.