COMUNICAÇÃO

Defensoria da Bahia abre seleção para vagas de estágio de nível superior em Direito

17/09/2022 8:00 | Por Thaís Faria - DRT/BA - 6618

São 40 vagas mais cadastro de reserva, exclusivamente para Salvador. As inscrições vão de 19 de setembro a 04 de outubro.

A Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia (Esdep) divulgou, neste sábado, 17, o edital de seleção para preenchimento de 40 vagas de estágio de nível superior em direito e cadastro reserva, nos turnos matutino e vespertino. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponível aqui, no período de 19 de setembro a 04 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 42,00. Os(as) candidatos(as) convocados(as) receberão bolsa auxílio de R$750,00 e auxílio transporte.

O defensor público e diretor da Esdep, Clériston Macedo, afirma que o estágio na Defensoria contribui para a formação dos estudantes não somente como profissionais, mas também como cidadãos(ãs). “Através da Esdep, oferecemos aos estagiários(as) uma formação continuada com temas que fazem parte do dia a dia da Instituição e que, muitas vezes, eles não teriam acesso no curso regular que estão frequentando. Acontece uma troca importante entre a Defensoria e esses cidadãos(ãs) que vão para o mercado de trabalho mais qualificados depois de ter passado por nossa instituição”, ressaltou.

Os(as) candidatos(as) serão selecionados através de uma prova escrita aplicada no dia 16 de outubro, exclusivamente em Salvador. São 50 questões de múltipla escolha e uma dissertativa sobre conhecimentos gerais de  língua portuguesa e aspectos da constituição e formação da população e da história da Bahia e conhecimentos específicos como: direito civil; direitos humanos; direito da criança e adolescente; direito penal; direito processual civil e penal; legislação, organização e princípios institucionais da Defensoria Pública; e filosofia do direito, sociologia jurídica e criminologia.

Executado pela  Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico sob supervisão da Esdep, o edital está de acordo com as políticas afirmativas e de inclusão da Defensoria Pública. A seleção garante reserva de vagas para pessoas autodeclaradas negras (30%), com deficiência (5%) e indígenas (2%). O exame de seleção terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por uma vez, por igual período.

Faça sua inscrição aqui.

Mais informações:

Telefone: (71) 3082-1500

E-mail: selecao_defensoria@fundacaocefetbahia.org.br

Diário Oficial da Defensoria Pública da Bahia