COMUNICAÇÃO

Defensoria busca cooperação técnica com TJ para Ouvidoria

24/04/2009 3:22 | Por
Com o objetivo de firmar uma cooperação técnica com o Tribunal de Justiça da Bahia e a Defensoria Pública - DPE, a defensora geral do Estado, Tereza Cristina Almeida Ferreira, assistiu na manhã de hoje a uma apresentação do sistema Fale Conosco utilizado pela Ouvidoria Geral do TJ, promovida pelo ouvidor-geral, juiz Josiel de Oliveira dos Santos. Entusiasmada com os bons resultados alcançados através do sistema, a defensora geral pretende, nos próximos dias, agendar reunião com a presidente do Poder Judiciário, desembargadora Sílvia Zarif, com vistas à firmação do convênio.

A apresentação do juiz-ouvidor Joziel foi assistida, ainda, por Anhamonha de Brito e a defensora pública Mônica Aragão, ouvidora e corregedora adjunta da Defensoria, respectivamente, e pela coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, defensora Firmiane Venâncio. Também conheceram o sistema Fale Conosco a coordenadora de Modernização da DPE, Rosa Barbosa, o coordenador de Informática, Marco Antonio, e a presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia - ADEP, Laura Fabíola Fagury.

A metodologia utilizada, de acordo com o juiz-ouvidor Joziel Oliveira, tem confirmado que a Ouvidoria vem para colaborar com a gestão, com cerca de 75% da solicitações resolvidas. Desde a implantação do Fale Conosco da Ouvidoria Geral do Tribunal de Justiça, em 11 de fevereiro deste ano, as partes e/ou advogados tem preferido utilizá-lo para as suas solicitações. No primeiro trimestre de 2009, representou 43,05% de todas as solicitações, seguida de 21,11% por e-mail e 13% por telefone 0800.

O sistema havia sido apresentado, na semana passada, à ouvidora da Defensoria Pública, Anhamona de Brito, que se interessou pela possibilidade de uma cooperação técnica entre as duas instituições. A Ouvidoria da instituições foi instalada em meados de março deste ano. Esta intenção foi confirmada pela defensora geral, que acredita que o sistema, adaptado para as demandas da Defensoria, poderá contribuir para melhorar a instituição como um todo. Tanto acredita que informou ao ouvidor Joziel que levará a informação sobre o Fale Conosco do TJ para os demais defensores gerais, na próxima reunião do Conselho Nacional dos Defensores Gerais. A int

O ouvidor do TJ confirmou a possibilidade de uma cooperação técnica, que poderá ser solicitada à desembargadora Sílvia Zarif. " Não temos interesse em ficar com isso (o sistema) só pra gente", ressaltou, acrescentando que o Fale Conosco já foi cedido para os tribunais de Justiça do Piauí e Maranhão. A presidente da ADEP-BA também aprovou o sistema do Poder Judiciário, considerando-o digno de participar do Prêmio Innovare, concedido anualmente às boas práticas na área jurídica. Nos testes do sistema, a defensora geral aproveitou para encaminhar à presidente do TJ uma mensagem de elogio pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo ouvidor geral Joziel Oliveira e sua equipe.