COMUNICAÇÃO

Defensoria baiana agiliza implantação de central de atendimento

10/07/2009 18:07 | Por
Com a finalidade de facilitar o acesso à Justiça para os assistidos, a Defensoria Pública do Estado da Bahia tem se empenhado para implementar uma central de relacionamento com o cidadão. Para cumprir mais uma etapa do processo de implantação, a instituição recebeu, hoje, 9/7, em sua sede administrativa, na Pituba, a visita técnica de três profissionais da Central de Relacionamento aos Cidadãos (CRC) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, que permanecem à disposição da instituição até amanhã, 10/7.

A equipe do Rio de Janeiro prestou esclarecimentos sobre instalações do sistema e utilização do programa de computador cedido através do convênio com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). De acordo com a defensora pública geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, a maior demanda atual para a implantação é de ordem técnica e a previsão para que o CRC seja uma realidade na Defensoria Pública da Bahia é de 60 dias.

O processo de implementação da central foi coordenado, até o momento pela Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Para a ouvidora Anhamona de Brito, após a concretização do projeto, é necessário designar um defensor público para atuar na central, que deverá atual junto com a Coordenação de Modernização e Informática. A partir da Central, o atendimento da Defensoria Pública na Capital será agendado por telefone, evitando que as pessoas que buscam assistência jurídica gratuita tenham que se deslocar muito cedo de suas casas.

A experiência da Defensoria do Rio de Janeiro foi apresentada pelos supervisores da CRC daquele estado, Ana Cristina Zorek e Anderson Goulart e pela analista de sistema Michele Coelho. Acompanharam o primeiro dia de trabalho a defensora geral, o subdefensor público-geral, Clériston Cavalcante, a coordenadora executiva das Especializadas da Capital, Carmen Nonaes, o coordenador de Modernização e Informática, Luciano e o coordenador de informática Marco Antonio Sousa.

Experiências passadas - A Central de Relacionamento aos Cidadãos (CRC) do Rio de Janeiro foi criada em outubro de 2007 como um órgão da Defensoria Pública canalizado para o atendimento aos assistidos de todo o Estado por meio central telefônica gratuita.

"A CRC facilitou bastante o trabalho da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Por meio do telefone, o assistido pode evitar filas e ser indicado corretamente ao local adequado de atendimento", explicou o supervisor Anderson Goulart. Segundo a supervisora da CRC-RJ, Ana Cristina Zorek, a média da central é de 850 atendimentos por dia.

O êxito do órgão na Defensoria Pública do Rio de Janeiro levou mais dez estados brasileiros a aplicarem a experiência em suas Defensorias. Estados como Alagoas, Minas Gerais, Pará, Roraima, São Paulo e Tocantins já testaram e dispõem de uma central. A CRC da Defensoria Pública do Estado da Bahia será a 11ª no Brasil; aplicada, portanto, como um órgão já comprovado por outras como positivo para o trabalho da instituição.