COMUNICAÇÃO

Defensoria atende participantes da Ação Cidadã – Sou Pai Responsável para realizar acordos

22/10/2009 18:58 | Por

 

Cerca de 20 famílias participantes da Ação Cidadã Sou Pai Responsável compareceram ontem, dia 19, à sede da Defensoria Pública, no Canela, para receber orientações sobre as ações de registro de paternidade e acordos de pensão.

Uma equipe de oito defensores atuou no atendimento durante todo o dia. De acordo com a coordenadora da iniciativa, Rosane Assunção, a maioria dos casos analisados hoje demandava ação de investigação de paternidade.

“Apesar dos resultados dos exames realizados pela Defensoria, muitos dos pais não querem registrar a criança, e por isso é necessário ingressar a ação para que o juiz declare a paternidade”, explica a defensora. Outros casos analisados hoje referem-se à anulação de paternidade, no caso da criança não ter sido registrada com o verdadeiro pai biológico, e a realização de acordos de alimentos.

A edição itinerante da Ação Cidadã – Sou Pai Responsável realizou, neste primeiro momento, 105 exames de DNA, com famílias dos bairros de Nordeste de Amaralina, Liberdade e Bairro da Paz, em Salvador. No último dia 9, os defensores realizaram um mutirão para entregar os resultados. O objetivo da iniciativa é desafogar o sistema judiciário, evitando as ações de paternidade que são demoradas e custosas para o estado.