COMUNICAÇÃO

Defensoria apresenta iniciativas de proteção ao idoso em Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

15/06/2023 16:50 | Por Mirela Portugal - DRT 6976/BA

Instituição participou da Feira da Cidadania e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, evento promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo Bahia

A longevidade deveria ser considerada sempre uma boa notícia. Infelizmente, contudo, nos lares de muitos brasileiros(as), alcançar o privilégio do envelhecimento é um feito acompanhado da exposição à diferentes formas de violências, como a psicológica, física, sexual e financeira.

A Defensoria do Estado da Bahia está na linha de frente contra essa dura realidade, e participou, neste 15 de junho (Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa) da Feira da Cidadania e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, evento promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo Bahia, na praça Quincas Berro D’Água, em Salvador, fazendo atendimentos e apresentando os serviços da instituição que têm como público-alvo essa fatia da população.

“Não podemos esquecer que a Organização Mundial de Saúde declarou que estamos na Década do Envelhecimento. Um envelhecimento ativo e saudável passa pelo exercício das garantias fundamentais. A missão institucional da DPE/BA é promover o acesso à justiça, e no combate à violência isso se dá tanto preventivamente, quando fazemos educação em direitos, quanto no momento em que essa violência infelizmente está instaurada”, expôs Laise Carvalho, defensora pública e coordenadora da Especializada do Idoso, presente no evento.

A defensora alertou o público que a violência na maioria das vezes é praticada por um ente familiar ou alguém que detém uma relação de confiança com a pessoa idosa. “O processo do envelhecimento importa a todos nós. Um envelhecimento saudável é uma vitória da sociedade. Significa que todas as políticas públicas foram implementadas. Falar em envelhecimento é falar que todos nós estamos com perspectivas de envelhecer. Então, todos nós queremos os nossos direitos assegurados”, destacou.

A presença da Defensoria fez parte do conjunto de iniciativas do Junho Violeta, mês voltado para a promoção da dignidade, respeito e proteção à pessoa idosa. O secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) do Estado da Bahia, Felipe Freitas, salientou a importância da atuação da DPE/BA nessa temática. “A data de hoje é importante do ponto de vista da conscientização dos direitos da pessoa idosa, mas também para a prestação de serviços públicos que foram realizados aqui hoje. A Defensoria é fundamental tanto no aspecto da informação, da conscientização dos direitos da pessoa idosa, quanto para garantir o acesso à justiça a essa população”, observou.

No evento, que também contou com aplicação de vacinas, testes de glicemia, apresentações culturais de dança e quadrilha junina, palestras sobre cuidados emergenciais e acidentes domésticos, a DPE/BA participou da divulgação de material educativo e orientações sobre defesa de idosos e idosas, com a distribuição da cartilha institucional “Cartilha da pessoa idosa – sempre é tempo de aprender”. 

Leia a íntegra da Cartilha no site da Defensoria.