COMUNICAÇÃO

Defensores homenageiam senador Valadares em Sergipe

28/10/2009 0:43 | Por
Os defensores públicos do Brasil prestaram homenagens ao senador sergipano Antônio Carlos Valadares. A solenidade, que aconteceu nesta segunda (26), no auditório da Associação de Defensores o Sergipe e contou com presença de várias autoridades, dentre elas a defensora geral do estado da Bahia e presidente do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), Tereza Cristina Ferreira e o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), André Castro.

A homenagem foi organizada pela Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe, Associação dos Defensores Públicos da União e o Condege, e teve o objetivo de prestar reconhecimento público ao senador Valadares pela atuação do parlamentar em prol da aprovação da Lei Complementar nº 132, que regulamenta a atividade profissional da categoria e abre caminho para que as Defensorias Estaduais tenham orçamento próprio, o que é imprescindível para que a população tenha acesso à Justiça no Brasil.

Trabalho -
Para a presidente do Condege, Tereza Cristina, a homenagem é o reconhecimento d eum trabalho valoroso. "Reconhecemos o esforço empreendido pelo senador enquanto relator da matéria no Senado, em especial suas manifestações públicas em defesa desta instituição. Sua posição firme e constante compromisso, dando visibilidade à mesma e possibilitando um trabalho cada vez mais eficiente, perante os assistidos", pontuou. O governador em exercício, Belivaldo Chagas, que também é defensor, reiterou o seu apoio à categoria. "A forma verdadeira como os defensores do Brasil prestam esta homenagem ao senador é uma forma de reconhecer como este sergipano atua em âmbito nacional. Eu costumo dizer que estive deputado, estou governador, mas eu sou defensor público. Contem sempre com o meu apoio".

O homenageado, o senador Antônio Carlos Valadares, destacou o papel da defensoria pública no princípio da igualdade para os brasileiros. "As atribuições da defensoria pública não poderiam deixar de chamar a atenção do Senado. Uma defensoria forte significa corrigir distorções da justiça brasileira. Se houve sensibilidade do Congresso Nacional, não podemos deixar de destacar o papel do presidente Lula, grande estadista que apoiou esta luta. Na medida em que a autonomia seja estabelecida pelos governos estaduais, os defensores públicos terão muito trabalho e vocês estão abraçando o princípio da igualdade, demonstrando amor à democracia. Este projeto fortalece o sistema de defesa dos mais pobres no Brasil e a Constituição agora aceita e garante a igualdade a todos os brasileiros. Esta homenagem eu divido com todos vocês", agradeceu o senador.