COMUNICAÇÃO

Defensores de Candeias e Senhor do Bonfim em "Ação Cidadã – Sou Pai Responsável

30/08/2010 22:49 | Por

A Defensoria Pública continua trabalhando para regularizar o reconhecimento de paternidade em todo Estado. Na cidade de Candeias, na região metropolitana de Salvador, mais de 45 pessoas participaram da Ação Cidadã – Sou Pai Responsável no realizada ontem, dia 25. Além da realização de exames de DNA gratuito, aqueles que compareceram ao Fórum da cidade também receberam orientações sobre acordos de alimentos e ações de guarda.

Para a defensora Suellen Bury, a iniciativa vai além do mero reconhecimento de paternidade: “A proposta da ação vai além da comprovação de paternidade e pagamento de pensão alimentícia. Nosso compromisso é aproximar pais e filhos, possibilitando o convívio social”, explica. Ação Cidadã – Sou Pai Responsável é realizada durante todo o ano no município de Candeias. Os atendimentos acontecem às quartas-feiras.

Em Senhor do Bonfim, a 394 km de Salvador, cerca de 20 pessoas estiveram presentes na sede da Defensoria, quando 15 coletas de exames de DNA gratuito foram realizadas. Além disso, quatro atendimentos para execução de material genético foram agendados.

De acordo com a defensora pública Mariana Araújo, o projeto Ação Cidadã- Sou Pai Responsável – vai além da investigação de paternidade. “A demanda da região em busca desse serviço é elevada, por isso muitas mães nos procuram para regularizar a questão do reconhecimento e o possível registro dos filhos”, pontua. Outro detalhe é observado pela defensora. “Caso os exames comprovem a paternidade, a Defensoria atua na elaboração de ações de guardas e acordos de futura pensão alimentícia”, acrescenta.

A população interessada em efetivar essa comprovação é necessária a apresentação de documentos pessoais, como: certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF do suposto pai ou suposta mãe e certidão de nascimento do filho ou filha. Para mais informações os cidadãos podem ligar para o Disque Defensoria – 129.