COMUNICAÇÃO

Defensores baianos integram Semana Nacional de Conciliação

17/09/2009 23:18 | Por

Mais de duas mil audiências já foram contabilizadas em toda a Bahia até hoje (17) durante a Semana Nacional da Conciliação no intuito de apreciar com mais celeridade os processos ajuizados há mais tempo. Os processos selecionados são anteriores ao ano de 2006. Por este motivo, defensores de todo o Estado da área Cível e Família estão participando de audiências promovidas pela Semana Nacional que acontece até esta sexta (18), conforme a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo a coordenadora executiva das Especializadas da Capital, Maria Carmen Novaes, a Defensoria Pública na capital e no interior tem participado ativamente das Semanas Nacionais da Conciliação desde seu primeiro ano. "Diferentemente dos outros anos, a Semana de 2009 está funcionando em todas as varas judiciárias da Bahia", afirmou a coordenadora.

A área de Família é a de maior demanda, no parecer da subcoordenadora da Especializada Cível e de Fazenda Pública, Analeide Leite. A Semana Nacional da Conciliação integra a meta nacional de nivelamento nº 2 do CNJ, cujo objetivo é julgar até o final de 2009 todos os processos protocolados até 31 de dezembro de 2005.

Interior- Até esta quinta-feira, a comarca de Senhor do Bonfim realizou cerca de 25 audiências. Segundo a defensora pública Mariana Araújo, a maior parte das audiências foi referente a ações de alimentos, separação e divórcio.

Os dados do CNJ revelam que, além de Salvador, os pólos regionais com maior número de processos são Feira de Santana (1,1 processos), Vitória da Conquista (920), Jequié (612) e Brumado (642).