COMUNICAÇÃO

Defensora-geral Firmiane Venâncio apresenta ações de seis meses de gestão na ALBA

20/10/2023 13:25 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

Além de apresentar as conquistas da gestão, a audiência pública deve reforçar a importância da Defensoria e captar o apoio político necessário para que a instituição continue avançando

Ações realizadas pela Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA durante os primeiros seis meses sob o comando de Firmiane Venâncio serão apresentadas durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa. O evento foi proposto pela deputada Fabíola Mansur, através da Comissão Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos, e acontece no próximo dia 24 de outubro, a partir das 10h, na Sala Deputado José Amando.

Na oportunidade, serão apresentados dados sobre o alcance dos serviços da DPE/BA, esforços realizados para interiorização, valorização da carreira e fortalecimento da instituição por todo o estado. Além da defensora geral, Firmiane Venâncio; participam do evento a proponente deputada Fabíola Mansur; a ouvidora-geral da DPE/BA, Naira Gomes; a presidenta da Associação de Defensores(as) Públicos(as) da Bahia, Tereza Ferreira; e a deputada Olívia Santana.

Além de apresentar as conquistas alcançadas por Firmiane, a audiência pública vai reforçar a importância da Defensoria da Bahia na concretização do acesso à justiça, desenvolvimento, aprimoramento de políticas públicas e na garantia da dignidade e inclusão social na Bahia. O evento deverá ainda captar o apoio político necessário para que a instituição continue evoluindo na prestação de serviços e implementação de políticas públicas.

Gestão Firmiane Venâncio

Com uma gestão composta por 70% de mulheres em cargos da administração, a assunção de Firmiane ao cargo de defensora pública geral da Bahia faz parte de um projeto feminista dentro do Sistema de Justiça. Em seu discurso de posse, em março deste ano, ela fez questão de reforçar o compromisso de atuar na defesa dos direitos das mulheres negras, indígenas e pobres em situação de violência.

Com mais de 20 anos de atuação na carreira, Firmiane é a sexta mulher a assumir o cargo mais elevado na hierarquia da DPE/BA. Mas antes disso, desempenhou outras diversas atribuições administrativas na estrutura da instituição, como a coordenação das Defensorias Públicas Regionais, a direção da Escola Superior da DPE/BA e a subdefensoria-geral, segundo mais alto cargo da hierarquia.

SERVIÇO

O QUE: Audiência Pública: ações da Defensoria na gestão de Firmiane Venâncio
QUANDO: 24 de outubro; às 10h
ONDE: Sala Deputado José Amando, Assembleia Legislativa da Bahia