COMUNICAÇÃO

Defensora geral discute pleitos da classe em reunião com Adep

23/04/2009 22:52 | Por

A defensora geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, recebeu, na tarde de hoje, quinta, 23, representantes da diretoria da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep) em seu gabinete, no Canela. Em discussão estiveram pleitos da classe que estão sendo objeto de processos administrativos; alguns, inclusive, em trâmite na Justiça, aguardando decisão.

É o caso, por exemplo, das promoções, que incluem as vagas disponíveis para defensores públicos atuarem no 2ª grau cujo processo foi suspenso por solicitação da Adep, que argüiu ilegalidade, entre outros pontos. Além disso, Tereza Cristina informou que a Defensoria Pública vai contratar uma empresa de consultoria que possa viabilizar os cálculos exatos referentes à URV. Conforme argumentou, este levantamento é fundamental para o andamento do processo e o desfecho da questão que também tramita judicialmente. Segundo ela, em paralelo a isto, a instituição prosseguirá com o diálogo já iniciado junto à Secretaria da Fazenda de forma a facilitar as negociações e o pagamento quando este for autorizado por parte da Justiça.

Outro ponto abordado foi o pleito sobre as vagas para estacionamento dos defensores públicos nas imediações do Fórum Ruy Barbosa. A defensora geral assinou, durante a reunião, o contrato que autoriza a concessão de mais 10 vagas para estacionamento exclusivo de defensores na região. Agora, além do Sagga Park, localizado ao lado do fórum, o M Park, situado em frente à Telemar, também estará disponibilizando as vagas, dobrando a quantidade disponível para defensores estacionarem ao se deslocarem para atuação no local.

A defensora geral mostrou-se aberta para atender os pleitos da Adep, destacando apenas a necessidade da legitimação e legalidade dos mesmos. Participaram do encontro a presidente da Adep, Laura Fabíola Amaral Fagury, o subdefensor geral, Clériston Cavalcante, a coordenadora das Defensorias Regionais, Janaína Canário, a secretária da Adep, Sônia Maria de Carvalho de Santana, o tesoureiro José Correia de Aguiar Neto, as conselheiras da associação Nívea Castelo Branco Fahiel e Mariângela da Silva Lemos além do assessor da Adep Marconi de Souza, a diretora geral interina Fátima Cardozo, o diretor administrativo Ricardo Araújo.