COMUNICAÇÃO

Defensor geral visita as comarcas de Ilhéus e Itabuna

19/01/2009 13:05 | Por

O defensor geral em exercício, Clériston Cavalcante de Macedo, esteve ontem, quinta, 15, visitando as Defensorias Públicas Regionais de Ilhéus e Itabuna. O objetivo foi verificar o andamento e os novos passos do projeto "Balcão de Direitos da Defensoria Pública da Bahia", em Itabuna, bem como o funcionamento da recém-inaugurada 3ª Defensoria Pública Regional de Ilhéus.

O "Balcão de Direitos da Defensoria Pública da Bahia", lançado em 2008, segue uma nova etapa de atendimentos neste mês de janeiro e terá nova fase de capacitação em 2009. O projeto visa a promoção e a acessibilidade dos direitos humanos através da inclusão social e jurídica das tribos Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe residentes no sul do Estado. Nos primeiros cinco meses foram feitas quatro visitas à comunidade Pataxó Hã Hã Hãe que reside em Pau Brasil, das quais resultaram 103 atendimentos.

De acordo com Walter Nunes Fonseca Junior, subcoordenador da 4ª Defensoria Pública - Regional de Itabuna, durante a primeira visita do defensor geral em exercício, Macedo explanou a respeito das perspectivas da Defensoria enquanto instituição: melhoria do atendimento, da estrutura e perspectivas de aumento do número de defensores. Macedo também destacou o empenho e a dedicação dos defensores públicos da regional em Itabuna, que triplicaram o atendimento à população carente de 1.703 atendimentos, em 2007, a 5.103, em 2008. "A visita foi muito importante, pois aproximou os defensores e viu de perto a nossa realidade", declarou Fonseca.


A passagem por Ilhéus também foi tida como bastante proveitosa para a defensora Elizete Reis dos Santos, subcoordenadora da 3ª Regional. Na ocasião, foram colocadas as dificuldades para aperfeiçoamento do atendimento no local bem como as necessidades desta Regional. De acordo com o defensor geral, foram feitos esclarecimentos, junto à equipe de defensores, a respeito das expectativas e perspectivas para a prestação do serviço na localidade. A reunião também aconteceu na tarde de ontem, quinta, 15.