COMUNICAÇÃO

Custodiados de Itabuna recebem certificado após conclusão de curso de informática promovido pela Defensoria

08/06/2022 17:45 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

Além de aulas de computação, projeto da Defensoria promove educação em direitos para custodiados do Conjunto Penal

Cinco internos do Conjunto Penal de Itabuna receberam na segunda-feira, 6, certificados pela conclusão do curso de informática e educação em direitos. É a primeira turma formada pelo projeto Informática Livre na cidade, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), com foco em profissionalização e conscientização cidadã dos detentos. Já não mais sob custódia, outros três participantes também receberam o diploma.

O curso foi composto por 28h de lições de computação e 8h de aulas em temas do direito como execução penal, registro civil, família, além de conteúdos como masculinidade tóxica e violência de gênero. Uma nova turma com 20 alunos foi iniciada ainda na segunda-feira, escolhidos pela equipe psicossocial da unidade prisional, priorizando os que não estão inseridos em outras atividades.

“É uma realização muito grande poder, apesar do cárcere, contribuir com a história de vida dessas pessoas, através da criação de um espaço de diálogo, capacitação e educação em direitos”, comentou a defensora pública Priscilla Renaldy, que atua na área de execuções penais e foi responsável pela implementação do projeto em Itabuna.

A iniciativa foi inspirada em projeto homônimo desenvolvido pela DPE/BA em Salvador, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia em 2016. A participação no curso também concede remição de pena, que é um instrumento de abatimento de dias e horas de atividades desenvolvida pelo preso sentenciado, como horas trabalho e estudo, no cômputo de sua condenação.