COMUNICAÇÃO

CORONAVÍRUS – Vacinação de idosos em instituição de longa permanência é recomendada pela Defensoria em Salvador

06/04/2020 19:36 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496

A campanha de vacinação começou em março e Salvador conta com 38 postos de referência para vacinação além de dois Drive Thru direcionados a idosos

Medidas que garantam, por meio de atendimento domiciliar, a vacinação de idosos contra Influenza e demais vacinas que constam no calendário nacional foram recomendadas pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA à Prefeitura de Salvador, por meio da Secretária Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza – Sempre. Tais medidas incluem idosos residentes em Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI e visa evitar aglomeração de pessoas e eventual propagação do Coronavírus.

A DPE/BA sugere que seja verificado se idosos e profissionais da ILPI estão com todas as vacinas em dia, principalmente as relacionadas a doenças respiratórias infecciosas, levando em consideração o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.  Caso haja necessidade de atualização do cartão de vacinação, a sugestão é que a imunização ocorra na própria ILPI para evitar o deslocamento de idosos.

Também é sugerido que sejam disponibilizados os equipamentos de proteção individual necessários à prevenção da proliferação da Covid-19, principalmente máscaras, lenços de papel, luvas e álcool em gel 70%.

“O Estatuto do Idoso é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, assegurando-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental”, diz defensora pública Laise de Carvalho Leite, coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa da DPE/BA, que assina o documento.

É destacado que o Estatuto do idoso assegura a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde.

Além disso, o Estatuto estabelece também que a prevenção e a manutenção da saúde do idoso “serão efetivadas por meio de atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural”.

Vacinação contra a gripe em Salvador

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza) foi iniciada em 23 de março. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Salvador tem 38 postos de referência espalhados pela cidade além de Drive Thru localizados na Arena Fonte Nova e no Centro de Convenções, onde os idosos com 60 anos de idade ou mais são imunizados sem sair do carro, das 8 às 13 horas.

Confira a lista aqui e no final da matéria.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que cerca de 288 mil idosos e trabalhadores da saúde, público-alvo da primeira etapa, foram protegidos contra gripe na capital baiana nas primeiras semanas da campanha de imunização. O número corresponde a 82% desse público estimado no município.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Geralmente realizada em abril, a campanha foi antecipada para o final de março devido ao momento de combate ao novo Coronavírus. Ainda que a vacina não seja eficaz neste caso, a imunização é uma forma de auxiliar profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde – Sesab, será utilizada uma vacina segura, de vírus inativado, trivalente (proteção para três vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B) e que não têm a capacidade de causar gripe. A meta é imunizar na Bahia 90% do público alvo, formado por cerca de 4,6 milhões de pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, “a decisão da pasta é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade podem levar a óbito. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precisem fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus, no país”.

O Ministério da Saúde destaca que serão realizadas mais duas etapas, em datas e para públicos diferentes, com previsão de alcançar cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio.

Confira abaixo os postos de vacinação contra a gripe existentes em Salvador: