COMUNICAÇÃO

CORONAVÍRUS – Secretária de Saúde é solicitada a informar sobre medidas de combate à Covid-19 nos bairros populares de Salvador

15/05/2020 15:42 | Por Júlio Reis DRT/BA - 3352 | Foto: Manu Dias/GOVBA

De acordo com relatório de Comitê Comunitário vários bairros populares já apresentam taxas de incidência que superam em larga medida a taxa média da cidade

Atenta ao desenvolvimento da curva de crescimento dos casos de Covid-19 nos bairros populares da capital baiana, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA requereu da Secretaria Municipal de Saúde informações sobre medidas específicas que vêm sendo aplicadas para lidar com a pandemia nestas localidades de Salvador.

De acordo com relatório do Comitê Comunitário Virtual das Ações de Enfrentamento da Covid-19 nos Bairros Populares de Salvador recebido pela DPE/BA, em diversos destes territórios as taxas de incidência – tomando em conta casos confirmados ou em investigação – já superam em larga medida a taxa média da cidade. É o caso de bairros como Cajazeiras II, Retiro, Bonfim, Caminho de Areia, entre outros.

Para a Defensoria, os números disponibilizados apontam para a tendência de crescimento exponencial da doença e, portanto, é importante que sejam oferecidas medidas de controle à semelhança daquelas já aplicadas e com bom êxito em diversos países como promoção de informação e educação em saúde para as comunidades, testagem em massa, rastreamento, distanciamento e isolamento social.

O ofício com solicitação de informações foi encaminhado nesta quarta-feira, 13, e é assinado pelas defensoras públicas e coordenadoras da Especializada de Direitos Humanos, Eva Rodrigues e Lívia Almeida.