COMUNICAÇÃO

CORONAVÍRUS – Município de Lauro de Freitas apresenta à Defensoria medidas adotadas em Instituições para idosos contra a Covid-19

10/07/2020 14:47 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496 | Foto: Portal Brasil 247

Instituição manifestou preocupação devido aos idosos integrarem grupo de risco da doença

Em resposta à recomendação expedida pela unidade da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em Lauro de Freitas à prefeitura local, a gestão municipal informou nesta terça-feira-feira, 7, quais medidas estão sendo adotadas para prevenir contra a Covid-19 nas dependências de Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs.

Foi questionado, entre outros pontos, se há testagem de pessoas acolhidas em ILPIs e dos trabalhadores que apresentem sintomas da doença, e se há redução do número de pessoas acolhidas em uma mesma unidade, evitando aglomerações e diminuindo assim os riscos de disseminação do novo Coronavírus.

“Devido à vulnerabilidade deste segmento, que está entre os grupos de risco da doença, é importante a Defensoria busque informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para assegurar os cuidados com a saúde com base na prevenção. Já expedimos recomendação com foco neste segmento da população, mas também estamos revisando-as por conta da constante mudança do quadro da doença em Lauro de Freitas”, explicou o defensor público Gilmar Bittencourt, que atua na unidade da DPE/BA no município.

O fato de os idosos integrarem o grupo de risco da Covid-19 foi também um dos pontos destacados pelo coordenador da Regional Metropolitana da Defensoria Pública, Daniel Soeiro, na expedição do ofício. “Isso representa uma grande preocupação. É de vital importância para o combate ao avanço do novo Coronavírus a atuação de todas as instituições públicas. Cada um na sua esfera de competência, mas todos unidos para que a pandemia acabe logo.”

Em resposta, a prefeitura local, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – SEMDESC, esclareceu que no âmbito da Proteção Social Especial, a equipe de Alta Complexidade vem monitorando as instituições através de contato telefônico. Informa ainda que a Vigilância socioassintencial realizou levantamento, mediante aplicação de questionário diagnóstico, com vistas a garantir monitoramento e orientação adequada de combate e prevenção à Covid-19.

Sobre a testagem, foi dito que os casos suspeitos são sinalizados pela Instituição de Longa Permanência e encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde – SESA para a realização da testagem dos usuários e trabalhadores da instituição. É solicitado ainda que a Secretaria de Serviços e Segurança Pública – SESP realize a desinfecção do local.

A SESA mantém contato semanal com as ILPIs para prestar assistência e tirar dúvidas em relação à Covid-19, além de ter realizado capacitações, promovidas por enfermeiros da Atenção Básica, para os funcionários e cuidadores de idosos. Há o monitoramento semanal daqueles que testaram positivo, estão em isolamento ou apresentam suspeitas, sendo que este último caso deve ser informado à respectiva secretaria para a realização do teste de Covid-19.

Outra medida foi a orientação dos responsáveis pelas ILPIs para não permitirem visitas de parentes dos idosos enquanto durar a pandemia. Além disso, profissionais contaminados podem cumprir o isolamento e receber a devida assistência na rede hoteleira disponibilizada pelo município.

Em relação ao último questionamento da Defensoria, sobre as medidas para do número de pessoas acolhidas em uma mesma unidade de acolhimento, foi informado que as ILPIs informaram não tiveram condições de encaminhar os idosos para as residências de seus familiares, tendo em vista que na grande maioria os vínculos foram rompidos ou estão extremamente fragilizados.

No que tange a organização emergencial de novas unidades de acolhimento institucional para pequenos grupos, informa que esta medida ainda não precisou ser adotada. Por fim, as IPLI foram orientadas a realizar a setorização da unidade de acolhimento, dividindo-a em subgrupos como forma de prevenir a contaminação.

O coordenador da 7ª Regional da DPE/BA avaliou as informações prestadas bem como a dinâmica de prevenção à Covid-19 em idosos e em trabalhadores de Instituições de Longa Permanência. “A Prefeitura de Lauro de Freitas elaborou um plano de atuação para o enfrentamento ao novo Coronavírus e, além disso, acatou as diversas recomendações feitas pela Defensoria, então podemos dizer que há um plano satisfatório”, comentou Daniel Soeiro.

Outras medidas

Outras medidas já vinham sendo postas em prática pelo município. Dentre as ações, foi elaborado o Protocolo Interdisciplinar das ILPS na Prevenção Contra a Covid-19, além da instituição de uma comissão mista com as entidades cadastradas no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDDPI com o objetivo de monitorar as ações de prevenção.

Outra ação que está sendo posta em prática pela SEMDESC, por meio de seus equipamentos socioassistencial (CRAS e CREAS), é o cadastro de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social e das pessoas que fazem parte do grupo de risco, orientando e fomentando para o referido grupo possa ser inserido no recebimento de benefícios eventuais (em pecúnia e bolsa aluguel). Há também a intensificação da oferta do serviço para entrega de cestas básicas e alimentação através do banco de alimentos e do restaurante popular.

Uma campanha de vacinação da Influenza (H1N1) foi realizada nas Casas de Abrigo aos Idosos, da equipe técnica e de colaboradores. Também houve busca ativa para vacinação de idosos acamados em suas residências, os quais foram atendidos por enfermeiras e técnicos de enfermagem.