COMUNICAÇÃO

CORONAVÍRUS – Defensoria recomenda plano de atuação para prevenir Covid-19 em população sem acesso à domicílio para isolamento

30/03/2020 18:51 | Por Pollyana Moraes, estagiária - sob supervisão Arthur Franco

Recomendações foram encaminhadas aos municípios de Lauro de Freitas e Camaçari

A população que não tem acesso à domicílio para ficar em isolamento, uma das medidas para prevenir a transmissão do novo Coronavírus, é um dos grupos vulneráveis que requer atenção redobrada neste período. Por isso, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA recomendou aos municípios de Lauro de Freitas e Camaçari, por meio de suas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) e da Saúde, que estabeleçam um plano de atuação para colaborar a prevenção da Covid-19.

Com base nas orientações dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, o documento orienta que os municípios adotem medidas específicas para garantir a saúde e assistência dessa parcela da população, que se encontra vulnerabilizada pela situação de rua. 

A recomendação orienta a utilização de espaços públicos educacionais e esportivos para acomodação dessa população, contendo equipamentos de higiene (vestiários/banheiros), para que haja a oferta da saída das ruas, onde estão expostas ao alto risco de contágio. O documento solicita que esses espaços sejam equipados com colchonetes, lençóis e produtos alimentícios e seja feita triagens das pessoas indicando aquelas que necessitam ficar isoladas ou internadas.