COMUNICAÇÃO

CORONAVÍRUS – Defensoria questiona Ilhéus sobre plano emergência de enfrentamento à Covid-19

06/04/2020 18:58 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496

Associações e entidades sociais solicitaram acompanhamento da DPE/BA em relação às ações do município, que já está com oito casos confirmados

Em ofício à Prefeitura de Ilhéus A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA solicitou esclarecimentos sobre os cuidados que estão sendo adotados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para lidar com a pandemia da Covid-19. Os esclarecimentos consideram, entre outros pontos, os níveis de ativação presentes no Plano Estadual de Contingência ao Coronavírus, além dos eventos disparadores e a progressão da doença, a propagação e também a transmissão. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, Ilhéus já está com 14 casos confirmados.

No documento, encaminhado ao secretário de Saúde, Geraldo Magela, a Instituição questiona quais medidas foram adotadas em relação às pessoas que tiveram contato com o primeiro paciente identificado como positivo para a contaminação pelo Coronavírus. Procedimentos de combate à Covid-19 durante o atendimento hospitalar e ambulatorial também foram questionados.

A Instituição também buscou respostas sobre medidas adotadas nos Centros de Terapia Intensiva – CTI e Unidades de Terapia Intensiva – UTI, tais como a existência de leitos de internação para pessoas diagnosticadas, quantidade e disponibilidade de um edifício exclusivo para tratar pacientes diagnosticados. Dados como quantitativo total de leitos de internação existente em toda a rede do município, além de índice de ocupação também foram solicitados.

Outra preocupação diz respeito às providências ligadas à contratação temporária de profissionais de saúde e de atuação administrativa, além da aquisição de insumos e Equipamentos de Proteção Individual – EPIs necessários para o combate à Covid-19 e a atuação nos distritos do município.

O defensor público Leonardo Couto Salles, coordenador da 3ª Regional da Defensoria Pública. que encaminhou o ofício à Prefeitura, explica que essas informações são importantes para que a população fica tranquila, visto que tem crescido o número de pessoas doentes.

Sociedade preocupada

Logo após o registro do primeiro caso de Covid-19 em Ilhéus, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA foi requisitada formalmente por representantes do Movimento Ativista Social – MAS, do Comitê de Entidades Sociais em Defesa de Ilhéus e Região – COESO, da Associação dos Servidores do Ministério da Saúde-ASMS/BA e outros a solicitar ao município esclarecimentos a respeito do Plano de Resposta de Emergência ao Coronavírus.

O documento traz questionamentos quanto ao procedimento adotado após a detecção do 1º caso confirmado de Coronavírus no Município de Ilhéus, ao paciente que foi testado positivo para a doença, além da existência de EPIs suficientes para assegurar a proteção e minimizar os riscos de contágio por parte dos profissionais das equipes de saúde.