COMUNICAÇÃO

Conferência Livre: Conselho das Comunidades sugere interação entre Poderes no combate à violência

29/07/2009 1:17 | Por

Presente na Conferência Livre realizada pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado nesta terça-feira, 28/07, o presidente do Conselho das Comunidades de Salvador, pastor Antonio Barbosa, avaliou o contexto de segurança nos bairros de Salvador e do papel da Defensoria Pública no combate às violência. Confira abaixo:

DPE: Qual a avaliação que o senhor faz da situação de violência em Salvador?

Pastor Barbosa: O que tem acontecido hoje é que só negro e pobre é que são vitimados desta situação. O que eu posso dizer, hoje, é que eu tenho presenciado e observado que os camburões chegam nas comunidades e encontram o usuário. Quando encontra o usuário, não procura saber o que está acontecendo, joga no fundo da viatura, leva para a delegacia e quando chega lá, autua. O que precisamos cobrar é políticas públicas no sentido de aproximar mais o Executivo e o Judiciário da população, principalmente o Executivo, dando uma educação de princípios às crianças para que eles possam estar preparados para não se envolver com nenhum tipo de delinqüência.

DPE: Para o Sr., a Defensoria tem uma papel importante no sentido de contribuir para a segurança pública?

Pastor Barbosa: O que nós temos feito e acredito que a Defensora Geral também venha fazendo é mostrar ao público a necessidade de se conhecer a Defensoria Pública autônoma. Esperamos que a Defensoria possa mostrar aos mais carentes que está aqui para sair em defesa deles e não para acusá-los. Só assim aquele que não conhece nada, que não sabe que tem direito, poderá se aproximar mais da Justiça e ter certeza de sua defesa.